No ano de 2025, completam 20 anos que o Distrito Federal (DF) não possui um representante na Série A do Campeonato Brasileiro.
A última vez que esse feito aconteceu foi no ano de 2005, quando o Brasiliense representou o DF e terminou o campeonato na última colocação e foi rebaixado.
Desde então a Capital do Brasil não tem nenhuma equipe na divisão de elite do futebol brasileiro.
Além disso, neste ano, também se completam 20 anos que um time do Centro-Oeste terminou no G4 do Campeonato Brasileiro, feito conquistado pelo Goiás, que na ocasião ficou na terceira colocação da competição.
Desde então a melhor colocação de uma equipe do Centro-Oeste foi conquistada também pela equipe de Goiânia, no ano de 2008, quando o Goiás terminou o campeonato na oitava posição.

O declínio do Jacaré
Em sua última aparição, o Brasiliense ficou na 22° colocação do campeonato brasileiro com 41 pontos em 42 jogos disputados (10V-11E-21D), e na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Galo na segunda fase da competição.
O time da capital, fundado em 2000, foi rebaixado juntamente com Paysandu, Atlético Mineiro e Coritiba.
O Jacaré tinha em seu elenco grandes nomes como Vampeta, Marcelinho Carioca, Iranildo, Márcio Careca e o artilheiro do time Igor Castro, terminou o campeonato com 11 gols.
Após o rebaixamento em 2005, o Jacaré seguiu até o ano de 2010 na Série B, ano que foi rebaixado para a terceira divisão, lugar onde permaneceu até 2013, até cair para a Série D, depois disto a equipe nunca mais conseguiu se reerguer na elite do futebol brasileiro.

O maior campeão candango
E outra equipe do DF que marcou presença na Série A foi o Gama. O maior campeão candango teve sua última participação na elite do Brasil em 2002, há 23 anos.
O alviverde jogou por quatro anos no brasileirão até ser rebaixado para a Série B, e já em 2003 foi rebaixado para a terceira divisão, o Gama até chegou a subir para a segunda divisão novamente no ano seguinte, contudo, em 2008 foi novamente rebaixado e nunca mais retornou
A melhor colocação da equipe de Brasília ocorreu em 1999, quando o alviverde encerrou o campeonato na décima quinta posição.

Centro-Oeste fora do G4
Há 20 anos atrás, o Goiás encerrava o campeonato brasileiro de 2005 na terceira colocação, atrás do campeão da edição Corinthians e do vice-campeão Internacional. a equipe goiânia terminou a competição com 74 pontos (22V-8E-12D), após este feito, nenhuma equipe do Centro-Oeste terminou o Brasileirão no G4.
A melhor colocação de uma equipe do Centro-Oeste após isto, foi também conquistada pelo Goiás, em 2008, ano em que encerrou o campeonato na oitava posição com 53 pontos (14V-11E-13D).
No ano de 2025 não existem representantes do DF na Série A.

Por Felipe Morais e Lucas Alarcão
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira