Neste Outubro Rosa, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério dá Saúde lançaram uma nova edição da cartilha “Estilo de vida saudável durante e após o tratamento do câncer: atividade física – orientação aos pacientes”.
Leia aqui a cartilha

O material incentiva pessoas em tratamento ou em recuperação do câncer a manterem uma rotina ativa, com orientações práticas para garantir mais disposição e qualidade de vida.
Atividade física
Após um diagnóstico de câncer, muitas pessoas tendem a abandonar a prática de atividades físicas. Porém, assim como em qualquer fase da vida, no tratamento contra o câncer, a atividade física assume um papel importante.
O material explica de forma didática e simples acerca dos benefícios de uma rotina diária de exercícios, apresentando uma série de exercícios para serem feitos em casa e ao ar livre, além de orientações sobre riscos, cuidados e dicas para manter a motivação.
Entre os benefícios citados estão: melhora da fadiga, manutenção da força, independência, melhora da qualidade de vida, redução dos riscos de queda ou fraturas, qualidade do sono e a melhora do bem estar psicossocial.
Recurso
A cartilha também conta com uma escala intitulada “Escala de Borg”, recurso utilizado para medir a percepção de esforço durante o exercício, para que o paciente possa estabelecer, junto a sua equipe de saúde, a intensidade da atividade segura para a sua condição clínica. O manual reforça a importância de respeitar os seus limites e evoluir gradativamente de forma segura.
O material foi elaborado por profissionais de educação física, nutricionistas e fisioterapeutas. Reunindo recomendações baseadas em estudos científicos e nas experiências clínicas desses especialistas.
Por Beatriz Ocké e Cecília Péres
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira