Moradores da Samambaia estão fazendo jus ao nome da região administrativa, e, com mais tempo em casa, passaram a cultivar o hábito da jardinagem. Gente que começou a plantar hortas de seus interesses, como por exemplo frutas, verduras, legumes, flores, etc.
Sem contar as vendas on-line de sementes, o cultivo de plantas foi um setor que sofreu menos na crise. Dados do Instituto Brasileiro de Floricultura mostram que o setor de flores e plantas em geral fechou o ano passado com 10% de crescimento em plantas ornamentais e flores em vasos.
Como as pessoas não podem ter muitas distrações fora de casa, podem levar a ‘’vida ao ar livre’’ para perto de si, dentro de suas residências, contribuindo para ter um ambiente mais harmonioso.
Hortaliças

Maria de Jesus, moradora de Samambaia e dona de casa aposentada, gosta de plantar hortaliças para o entretenimento pessoal, ela planta ervas como manjericão, alecrim, cebolinha, coentro, etc. Ela as rega sempre que for preciso junto com a adubação correta e pretende continuar com os cultivos pois tem isso como seu hobbie. Além disso, também gosta muito das plantas do estilo ornamental.
Outra adepta da jardinagem é Joyce Luz. Ela diz que tem esse hábito desde criança. “Minha família seguiu essa cultura de cultivar plantas, para aprendermos a cuidar da natureza para o bem estar diário e como uma forma de decoração’’. As plantas ativam a conexão dela com a natureza e como consequência elas respondem harmonizando o ambiente doméstico.
Relaxante
Para Joyce, as plantas podem contribuir contra o estresse e ansiedade, como as de lavanda, camomila, além dos chás e aromas que têm o poder de nos deixar mais calmos. ‘’Todos os dias eu as observo, cada uma tem sua forma correta de ser cuidada. Por exemplo, eu rego as suculentas e babosas uma vez por semana, pois são plantas que necessitam muito de água, e as outras é preciso regar todos os dias.’’
De acordo com Joyce, dá para economizar, pois as hortaliças servem como tempero para as comidas e a babosa contribui para a rotina de cuidados com a pele e cabelo. Ela conclui dizendo que ‘’plantas são vida e trazem vitalidade. O cultivo além de proporcionar sensações boas ainda ensina muito sobre um todo… Já faz parte de mim’’.

Ana Carolina Santos, 23 anos, dona de casa e também residente em Samambaia, o interesse em plantas vem de tentar ter alimentos saudáveis livres de agrotóxicos. Também contribui para seu entretenimento pessoal. Ela diz que contribui contra a ansiedade pois é uma forma de ocupar a mente e fazer algo diferente.
Para Carolina, o básico para cuidar das plantas não tem segredo. “O básico é regar ao amanhecer e estar numa terra adubada’’. Ela pretende continuar com as hortas enquanto houver tempo, já quando a rotina fica corrida, acaba deixando as hortas de lado.
Por Érica Lorrana e Paloma Cristina
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira