KTO Minas vence o R10 Vasco da Gama e se consagra campeão do torneio de abertura da NBB

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Ginásio Nilson Nelson, 20h, havia chegado o momento que todos esperavam, a final do torneio de abertura da NBB.

De um lado, o Vasco da Gama (RJ), com 100% de aproveitamento na competição, que vinha de vitória apertada na semifinal contra o Brasília Basquete (78×80), do outro o KTO Minas (MG) que vinha da partida contra o Flamengo (RJ) na qual não ficou atrás no placar em nenhum momento.  

Dessa forma, foram criadas expectativas para o jogo devido ao bom momento das duas equipes, assim havia chegado o momento, todos os olhares estavam virados para a quadra, e a torcida cruz-maltina já cantava “Vamos ganhar, Vasco”.

Assim, a bola subiu, e começou a final do torneio de abertura da NBB.

A partida contou com uma grande atuação de Baralle, armador do time mineiro. O argentino terminou a partida com 17 pontos, superando o número de todos os outros jogadores. Em entrevista com a Agência CEUB, Baralle afirmou seu comprometimento com o time:

“Eu trabalho todo dia para jogar bem e para ajudar o time. Tem dias que a bola não cai, mas hoje caiu. Hoje estou lá em cima, mas tento sempre manter o pé no chão.”, disse o Armador do time mineiro

Que comecem o jogos 

O jogo começou acirrado, sem nenhuma das equipes abrir uma larga vantagem no placar,  e o destaque da partida eram as defesas, que controlavam os ataques e equilibravam a partida.

Contudo, o Minas não ficou atrás na pontuação em nenhum momento no primeiro quarto e não deixou o Vasco sonhar com a virada.

Cabe ressaltar a atuação do pivô Alexandre Paranhos e o ala Danilo Fuzaro, ambos com quatro pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos, e assim a vantagem de quatro pontos que se começou logo no início durou até o fim do quarto

Baralle, o cestinha do jogo. Foto: Mateus Péres

Primeiro Quarto: KTO Minas 17 x 13 R10 Vasco

“Vamos Virar, Vasco”

 Foi assim que o R10 Vasco da Gama entrou para o segundo quarto da final, e guiados pela torcida presente no ginásio Nilson Nelson a equipe cruz-maltina foi em busca da virada.

E não demorou para o time carioca empatar a partida, logo nos minutos iniciais, o ala Humberto e o ala Eddy cravaram arremessos do perímetro para deixar tudo igual, contudo a reação Vascaína parou por aí, porque o Minas jogou um verdadeiro balde de água fria no elenco ao fazer 14  pontos seguidos.

O KTO Minas tirou proveito dos erros consecutivos do seu adversário para ampliar cada vez mais o placar, e a precisão nos arremessos seguiu como a grande qualidade da equipe na partida.

Nesse quarto foi a vez de Scott Machado brilhar, com dez pontos dos 13 tentados levou seu time para uma vantagem de 14 pontos, e isto fez a equipe do Rio de Janeiro comemorar a chegada do intervalo.

Segundo quarto KTO Minas 39 x 25 R10 Vasco

Tudo para o último quarto

Mesmo com seu time atrás no placar, a torcida cruz-maltina não parou de cantar em nenhum momento, e isso guiou o Vasco a buscar o resultado. A equipe carioca contou com erros do Minas durante todo o quarto, o qual em sete minutos marcou apenas 2 pontos, e se mostrava precipitada para tomar decisões perto da cesta e isto dava chances para seu adversário encostar no placar.

Sem dúvidas foi um quarto dominado pelo R10 Vasco, que juntos com sua torcida iam ponto a ponto em busca da virada, e novamente o camisa 19 da equipe carioca Humberto voltou a aparecer, e fez oito pontos no terceiro quarto. Entretanto, O KTO Minas começou a tirar forças da onde não existia mais para se manter na frente no placar, e assim o tempo chegou ao fim, e ficou tudo para o último quarto.

Terceiro Quarto KTO Minas 52 x 44 R10 Vasco

Domínio mineiro

As equipes retornaram para a quadra para enfim decidir o campeão do torneio de abertura da NBB, e o KTO Minas mostrou que o terceiro quarto abaixo de produção já tinha virado passado. Assim, com apenas quatro minutos de partida, o time mineiro já havia feito 14 pontos e colocado uma diferença de 18 pontos no placar, o que obrigou o técnico do Vasco, Leonardo Figueiró, a pedir tempo de forma consecutiva, de que nada adiantaram, pois o Minas não tirou o pé em nenhum momento.

Foto: Mateus Péres

A cada ponto a equipe mineira abria mais a vantagem para seu adversário, que logo ultrapassou os 20 pontos, e mesmo assim eles seguiram com alta pressão sobre o Vasco para pontuar. Dessa forma, o Minas voltou a mostrar sua grande qualidade nesta competição, a alta precisão nos arremessos, e desta vez, foi o armador Franco Baralle quem se destacou, com 100% de aproveitamento nos chutes de três pontos ele não só calou a torcida vascaína como se o consagrou como melhor jogador do quarto e da final.

Ao final da partida, Humberto, ala do time carioca, falou com a Agência CEUB sobre o desempenho do time durante o torneio:

“A equipe está de parabéns, a preparação está sendo feita, obviamente com muito para melhorar ainda, mas a equipe está evoluindo e competindo de igual para igual com grandes equipes. Obviamente não foi a final que a gente queria, mas estamos de parabéns pelo trabalho.”, respondeu o ala vascaíno

Final de jogo: KTO Minas 76 x 52 R10 Vasco

É campeão

O silêncio havia tomado conta do ginásio Nilson Nelson, só se escutava as comemorações lance a lance dos atletas do Minas, e assim a partida chegou ao fim e o KTO Minas se consagrou o campeão do torneio de abertura da NBB. 

Passada a final, o Vasco da Gama (RJ) e o KTO Minas (MG) retornam às suas respectivas cidades após a disputa do torneio de abertura da NBB, para finalizar a preparação para o início da temporada regular do NBB.

Ao final da partida, Leonardo Costa, técnico do time mineiro, disse a Agência de notícias CEUB a importância da resiliência para a conquista do título:

Por Lucas Alarcão e Mateus Péres

Supervisão de Luiz Cláudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress