O Ceilândia venceu o Legião de virada, por 2 a 1, na tarde desta quinta-feira (13).
A partida era válida pela sexta rodada do Campeonato Brasiliense 2025 e consagrou o Gato Preto na terceira colocação, há um ponto do líder momentâneo Gama.
Os Leões abriram o placar no primeiro tempo com um gol de pênalti convertido pelo zagueiro Maycon.
Esse foi o primeiro gol do time após seis jogos na competição.
No segundo tempo, a equipe do Ceilândia buscou a virada nos minutos finais com gol de Danilo e Milla, respectivamente.

O impossível aconteceu
O árbitro apitou e a partida começou com um ritmo lento.
A sensação antes do jogo era de superioridade ceilandense, visto que a situação dos times na tabela é diferente.
O Legião, até o momento, não tinha marcado nenhum gol no Candangão e o Ceilândia, por sua vez, brigava pelo topo da classificação.
À primeira vista, esses status sumiram durante o tempo, as equipes adotaram um estilo de jogo igual, mas que não fez efeito para nenhuma.
A ineficiência foi símbolo da primeira etapa, aliás, a finalização que abriu a contagem de bolas na linha de fundo aconteceu apenas no minuto 27.
Parecia que esse seria o único lance de perigo, até que Igor Gomes, atacante do Legião, achou Neres livre em um contra-ataque de velocidade e o ponta esquerda foi parado por Sucuri, goleiro do Ceilândia, em um lance de penalidade.
O zagueiro Maycon chamou a responsabilidade para si e, aos 42’, converteu o pênalti que consagrou o primeiro gol do Legião no Candangão.
Após o gol, o Legião criou mais uma grande chance com Igor Gomes, agora se movimentando pela esquerda, mas o Sucuri se esticou para defender. O primeiro tempo acabou sem finalização do Gato Preto.
O banco faz a diferença
Após o intervalo, as equipes voltaram para a segunda etapa e o desenho da partida mudou, depois de um primeiro tempo desanimado, o Gato Preto, enfim encontrou seu bom futebol, e de cara, quase empatou a partida que Wallace cabeceou com força contra o gol do Legião, mas Batista fez boa defesa.
O gol parecia estar cada vez mais próximo, e com dez minutos de jogo, o Ceilândia já havia finalizado mais vezes do que em todo o primeiro tempo, o time até chegou a balançar as redes com Nolasco, contudo o meia estava em posição irregular e o impedimento foi marcado.
Atrás no placar, o Gato Preto seguia no campo de ataque, e então, aos 28 minutos, o gol finalmente saiu, Danilo, que veio do banco, cobrou falta próxima à área, e após desvio na barreira, que tirou chances de defesa do goleiro Batista, a bola enfim balançou as redes para deixar tudo igual na partida.
Com o empate, o Ceilândia foi em busca da virada, e se aproveitava do apagão da equipe do Legião para criar chances de perigo, assim, as mudanças na equipe feitas por Adelson Almeida, técnico mais vitorioso da história do Gato Preto, começaram a fazer efeito, com as entradas de Milla e Kennedy, o time estava cada vez mais próximo do segundo gol.
Assim, não demorou muito para a virada acontecer, aos 40 minutos, Kennedy foi lançado no ataque, e após fazer boa jogada, tocou para o meio da área, onde Milla recebeu e finalizou com força para consagrar a virada do Ceilândia.
Com o resultado garantido, o time visitante apenas administrou a partida até o apito final chegar e consagrar a virada do Gato Preto.
Próximos jogos
Após o confronto de hoje, ambas as equipes seguem na disputa do Campeonato Brasiliense.
O Ceilândia volta para sua casa para enfrentar o Gama às 19h30, na próxima segunda-feira (17.2), já o Legião segue no Bezerrão, dessa vez o adversário será o Ceilandense, o jogo ocorrerá às 15h30, no próximo domingo (16.2).
Ficha Técnica
Legião 1×2 Ceilândia
Campeonato Brasiliense – Primeira fase – 6ª rodada
Estádio Valmir Campelo Bezerra, Brasília – DF, 13/02/2025, 15h30
Árbitro: Matheus de Moraes Silva.
Assistente 1: Lehi Souza Silva.
Assistente 2: Renato Gomes Tolentino.
4º árbitro: Lucas Fernando dos Santos Silva.
inspetor: Raimundo Nonato Lopo de Abreu.
Legião:
Batista; Bocão (Alex), Maycon, Kaio e Izarron; Wester, Gaúcho (Carlão) e Luigi (Rafinha); Igor Gomes, Neres (Luquinhas) e Felipe (Kaká).
Técnico: Allen Godinho.
Gol: Maycon (41′ – 1ºT).
Cartões amarelos: Neres, Felipe e Izarran.
Ceilândia:
Sucuri; Paulinho (Pablo Félix), Felipe Camargo, Wallace e Badhuga; Julio Cesar, Pedro Bambu e Nolasco; Felipe Clemente, Wisman (Milla) e Vitinho (Kennedy).
Técnico: Adelson de Almeida.
Gols: Danilo (28′ – 2ºT) e Milla (40′ – 2ºT).
Cartões amarelos: Nenhum.
Público e Renda:
Público presente: 101
Renda: R$1.050,00
Por Diller Abreu e Lucas Alarcão
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira