Liga Nacional de Futsal: Brasília sofre 7ª derrota diante do Joaçaba (SC)

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Joaçaba Futsal (SC) derrotou o BRB Brasília Futsal, pelo placar de 4 a 2. Em partida válida pela 8ª rodada da Liga Nacional de Futsal, a equipe catarinense viajou à Capital Federal e garantiu a segunda vitória na competição deste ano após uma partida disputada.

A quadra do Ginásio Vera-Cruz, no Setor Militar Urbano, em Brasília, foi o palco da partida 

Derrotada, a equipe brasiliense recebeu o Joaçaba no ginásio onde tem mandado os jogos nesta temporada com a missão de voltar a vencer após o triunfo frente ao Campo Mourão, durante a última partida em casa.

Porém, não foi páreo para os adversários da vez, e agora, terá de digerir a segunda derrota seguida no campeonato para retomar a caçada pela recuperação. 

Os visitantes, por outro lado, respiram.

Depois de alternar vitórias e derrotas nas últimas rodadas, o Joaçaba, que estava em vigésimo lugar na tabela – esta que possui um total de 24 equipes – somou três pontos à sua campanha e, agora, com 8, ocupa a décima quinta posição.

O Brasília, com apenas 3, está em antepenúltimo, e ainda poderá ser ultrapassado pelos últimos colocados, São Lourenço e Blumenau, caso ambos vençam.

Início equilibrado

Com boas chances para ambos os lados, a partida começou nervosa. Durante o princípio do compromisso, as divididas eram fortes, e os jogadores, à flor da pele, propunham embates rigorosos.

Aos 3 minutos, Xuxa, aos berros, se desentendeu com Leandro, na linha lateral, após ambos discordarem de marcação da arbitragem.

O episódio, com pouco tempo no relógio, chamou bastante a atenção e foi peça fundamental para ditar a temperatura do jogo. 

Porém, aos 4′,  o Joaçaba abriu o placar.

O camisa 15 dos visitantes, Ronney, recebeu sozinho dentro da área e bateu tranquilo no canto do goleiro Jacaré, este que nem pulou para a bola.

O Joaçaba, mais intenso, criava jogadas de mais intensidade, quase chegando a ampliar o placar duas vezes, com Júlio, e em seguida, com Rodrigo.

Aos 7′, após boa jogada entre Leandro e Rodrigo, este último quase abriu o placar. O camisa 10, então, bateu forte, mas impedido pelo goleiro adversário. 

O Brasília, um pouco inseguro, constantemente errava um passe na saída de bola, e via o Joaçaba chegar perto da extensão da vantagem.

Tentava, porém, chegar ao ataque através dos bons dribladores Gaby e Gui Marques, que aumentavam a intensidade pelas pontas à medida em que o relógio andava. 

Aos 21′, o Brasília esteve muito perto de empatar a partida. Nino, à direita do ataque, driblou o marcador e adiantou para a linha de fundo. Na área, Gui Marques quase completou o cruzamento, mas não alcançou a gorducha. Ao final do primeiro tempo, porém, as oportunidades foram concretizadas. 

Após bate rebate na entrada da área, Gui Marques sobrou com a bola antes de bater em direção ao gol. Xuxa, atento ao rebote, tomou a bola sobrada dos pés do adversário e contou com um toque a mais na frente do goleiro para empatar a partida. 

A desatenção pós-euforia, no entanto, acabou por punir os mandantes. Com 31 no relógio, o Joaçaba empatou. Ao pegar altura após rebatida, a posse da bola voltou para o goleiro do Joaçaba, Bruno. Este, lançou Guto, que avançou livre em direção a defesa desorganizada do Brasília. Após ter a primeira tentativa defendida pelo goleiro, bateu forte no rebote para passar novamente à frente no placar. 

Os torcedores presentes no Ginásio Santa Cruz, todavia, não se decepcionariam com uma partida morna. Logo no lance seguinte ao gol, a coragem do Brasília, prevaleceu. Gaby segurou a posse da bola do lado esquerdo e arrancou. Em velocidade, bateu para a defesa do goleiro. No rebote, Gui Marques parou mais uma vez no goleiro antes de uma terceira tentativa, para finalmente empatar a partida. 2×2 no placar, um jogaço ao final da primeira metade do embate.

Jogadores de Brasília e Joaçaba em disputa de bola durante a partida.
Foto: Luís Moreira/ EB/ Brasília Futsal

Catarinenses dominantes

A volta do intervalo, ao contrário do primeiro tempo, teve claro dono. Mais centrado, o Joaçaba desempenhava jogadas ainda mais entrosadas do que na etapa inicial. A partir daí, tomou as rédeas da partida e passou a dominar os donos da casa completamente. Além de não deixar o Brasília trabalhar a pelota, chegava com perigo ao ataque e obrigava o goleiro Jacaré a trabalhar. 

Com 16 minutos restantes no relógio, o capitão do Joaçaba foi cirúrgico. Da intermediária, Júlio bateu firme, sem chances a Jacaré, para dar novamente a liderança no placar. Sem deixar o mandante respirar, fazia questão de manter a posse da bola, rodando, rapidamente, de pé em pé dos quatro jogadores de azul escuro do time catarinense. 

Quatro minutos depois, Guto recebeu passe na entrada da área ofensiva. Apesar de quase não conseguir dominar, pisou na bola e levou para dentro. Quase deitado no chão, Raimundo se esticou todo para completar o cruzamento de Guto e dar números finais à partida no Distrito Federal. 

A dois minutos do fim, o Brasília, no ataque, chegou a diminuir após gol de Gui Marques, com assistência de Nino, que entrou no jogo para cumprir a função de goleiro-linha, mas já não era suficiente. A partida virou pressão total do Brasília, mas já não havia mais tempo.

Mais uma derrota para os brasilienses, a sétima em oito jogos, que agora, iniciam a preparação para enfrentar o Atlântico (RS), fora de casa.

O Joaçaba, por sua vez, recebe o Taubaté. 

Serviço:

RBR Brasília Futsal 3×4 Joaçaba Futsal – 8ª rodada da Liga Nacional de Futsal

Local: Ginásio Vera-Cruz

Gols: Raimundo, Júlio, Guto e Ronney (Joaçaba); Gui Marques (2x) e Xuxa (Brasília)

Equipe de Arbitragem: 

Árbitro Principal: Paulo César Machado Silveira

Árbitro Auxiliar: Valeska Caixeta 

3º Árbitro: – 

Anotador: Eduardo Acioli de Sousa

Cronometrista: Thissiane Aparecida Salomão Visgueira

Representante: Lucilene Gonzaga de Oliveira

Por Gabriel Botelho

Sob a supervisão de Luiz Cláudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress