O ex-jogador de futebol brasileiro Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, aos 82 anos.
O futebol mundial está de luto. Um dos principais nomes do esporte faleceu, vítima de câncer de cólon. O tricampeão mundial estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 29 de novembro, e não resistiu às complicações da doença.

Entenda a doença
O câncer de cólon fica localizado na extremidade inferior do intestino, os sintomas mais comuns são aparecimento de sangue nas fezes, sinais de fraqueza, além de desconforto ou dores abdominais. Pessoas a partir dos 50 anos de idade são as que mais estão propícias a terem esse tipo de câncer.
Pelé descobriu o tumor em agosto de 2021, desde então vinha sendo hospitalizado. No dia 4 de setembro, o ex-jogador iniciou o processo da quimioterapia.
O Rei Pelé
Edson Arantes do Nascimento, nasceu em Três Marias, município localizado ao sul de Minas Gerais. Sua carreira como jogador teve a influência de seu pai, João Ramos do Nascimento, que era atacante.
O craque fez seu primeiro teste no futebol com o Atlético Mineiro, mas acabou se lesionando e não teve sucesso naquela oportunidade. Pouco tempo depois, Pelé recebeu o convite para jogar na categoria de base do time em que seu pai jogava, o Bauru Atlético Clube (BAC). O futebol do garoto de apenas 10 anos impressionava a todos e o seu desempenho impulsionou a fama local do time.
Todos os holofotes estavam no jovem garoto, um dos maiores atletas da história estava começando a escrever sua trajetória. O futebol de Pelé encantou os olheiros do Santos Futebol Clube, e foi ali que o Rei do futebol começou sua carreira profissionalmente, ele foi destaque na equipe paulista e logo aos 15 anos já teve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.
Carreira vitoriosa
Além dos mil gols oficialmente marcados durante sua carreira, o maior jogador da história, soma cerca de 60 títulos nas equipes que defendeu e na Seleção Brasileira.
Defendendo as cores do Santos, o Rei Pelé foi hexacampeão do Campeonato Brasileiro, conquistou duas vezes a Libertadores da América e venceu o Mundial de Clubes duas vezes, vencendo o Milan e o Benfica respectivamente, além de vários outros campeonatos estaduais e campeonatos de menor expressão.
Pela Seleção Brasileira, Pelé foi campeão da Copa do Mundo três vezes (1958, 1968 e 1970). Na disputa de 1958, o craque tinha somente 17 anos e foi o artilheiro da competição com seis gols.
Pelé anunciou sua aposentadoria do futebol em 1974, mas aceitou a proposta do New York Cosmos, equipe estadunidense, com o desafio de promover o futebol no país. O atacante foi campeão da North American Soccer League (NASL), em 1977.
Durante toda sua carreira, Pelé disputou 1364 jogos e marcou 1282 gols.
Homenagens
O mundo da bola se despediu de um dos maiores jogadores que tivemos. Aos 82 anos, Pelé deixou um legado enorme para o futebol e recebeu homenagens de várias equipes, jogadores e amigos.


Despedida
A Vila Belmiro, estádio do Santos, será o local onde Edson Arantes do Nascimento será velado. O local da despedida não poderia ser mais icônico, a cerimônia será aberta ao público.
Por Pedro José Santana
Imagens: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira