Brasília, Montevidéu e Lima são as cidades candidatas a receber a decisão do torneio
Foto: Estádio Mané Garrincha/Divulgação
O jogo está marcado para o dia 29 de novembro e uma decisão sobre o local deve sair nas próximas semanas.
Existe a chance da capital ser o palco do evento, isso porque Lima em 2019, recebeu a primeira final em jogo único da história da Libertadores, com o jogo entre Flamengo e River Plate, a equipe Rubro Negra se consagrou campeã diante da arena Monumental “U” lotada.
Na ocasião, a cidade peruana “quebrou o galho” da Conmebol, já que a final estava cotada para ser em Santiago, no Chile, mas um impasse judicial fez com que a entidade mudasse o local a poucas semanas do jogo.
O Centenário, que fica em Montevideo, também busca novamente receber a decisão, como em 2021 na partida entre Palmeiras e Flamengo, vitória do Alviverde por 2 a 1. Cerca de 50 mil pessoas estavam presentes no histórico estádio uruguaio.
Finais disputadas no Brasil
Em 2021, no Maracanã, Palmeiras e Santos se enfrentaram num jogo com apenas alguns convidados, já que a pandemia do Covid-19 ainda estava acontecendo. O Verdão se consagrou campeão por 1 a 0.
Em 2023 foi a vez de Fluminense e Boca Juniors decidirem o título, também no Maraca, infelizmente antes mesmo do espetáculo acontecer as duas torcidas se envolveram em confusões com pancadaria generalizada nas praias do Rio de Janeiro, o time compatriota levou o seu primeiro título internacional da sua história.
Prós
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, destaca os ótimos sistemas aéreos de Brasília, garantindo fácil acesso para os times e turistas de outro estado ou países estrangeiros.
O estádio brasiliense recorrentemente recebe jogos da seleção brasileira e de outros times da elite, na Copa do Mundo de 2014 aconteceram 4 jogos no Mané Garrincha, sendo palco da vitória do Brasil por 2 a 1 em cima da seleção camaronesa.
Final brasileira
Outro critério que pode favorecer a escolha de Brasília é a grande possibilidade de dois times brasileiros se enfrentarem na final.
Fortaleza, São Paulo, Botafogo, Bahia, Internacional, Palmeiras e Flamengo estão dentro da fase de grupos da competição, as equipes são favoritas para levantar a taça, esse fator pode influenciar na decisão da Conmebol, já que a possibilidade de uma final brasileira acontecer é alta.
Por Arthur Lopes
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira