Medalhistas paralímpicos competem em campeonato brasileiro de natação em SP

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Nos dias 5 e 6 de setembro, sete atletas paralímpicos do clube Nauru DF, também nomeado como Marksport, participarão da Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação.

O Campeonato Brasileiro reúne atletas paralímpicos de alto rendimento de todo o Brasil para buscar índices necessários para competições futuras, como o Mundial ou as Paralimpíadas. O evento ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTP), em São Paulo.

Nauru

O time de atletas do Distrito Federal representa o Clube Nauru no Distrito Federal. Atualmente, os paratletas do DF treinam no Centro Olímpico da Universidade de Brasília e estão em busca de patrocinadores que apoiem sua jornada rumo à excelência esportiva.

O Clube Nauru atua em cinco estados brasileiros, promovendo o desenvolvimento de paratletas tanto no esporte de base quanto no alto rendimento, com foco em competições paralímpicas nacionais.

Em Brasília, o time é especializado em natação, enquanto, em âmbito nacional, o clube também investe fortemente em modalidades como atletismo e judô.

Com uma trajetória marcada por conquistas, o Nauru já acumula 50 medalhas paralímpicas, consolidando-se como uma referência no esporte adaptado brasileiro.

Atletas


– A nadadora Larissa Nakabayashi, campeã brasileira, irá competir na classe 11 – atletas com deficiência visual – em quatro modalidades femininas: 50m borboleta, 100m peito e 400m livre.

Larissa Nakabayashi // arquivo Nauru DF

– O atleta Gabriel Zafra Lima, campeão brasileiro, irá competir na classe 8 – limitação físico-motora – em seis modalidades masculinas: 400m livre, 50m borboleta, 50m livre, 100m peito, 200m medley e 100m livre.

Gabriel Zafra Lima // arquivo Nauru DF

– O atleta Fabrício Amorim Da Silva, campeão nas classes S5 e SB6 – limitação físico-motora– competirá em seis modalidades masculinas: 50m borboleta, 50m livre, 100m peito, 200m medley, 100m livre e 100m costas.

Fabrício Amorim Da Silva// arquivo Nauru DF

– O atleta Erick Gustavo Mendes, campeão na classe S8 — limitação físico-motora –, competirá em seis modalidades masculinas: 100m borboleta masculino, 50m livre, 100m peito, 200m medley, 100m livre e 100m costas.

Erick Gustavo Mendes // arquivo Nauru DF

– O atleta Kevin Rocha Verissimo, campeão brasileiro na classe S14, SB14, SM14 – deficiência intelectual –, competirá em quatro modalidades masculinas: 100m borboleta, 200m medley, 200m livre e 100m costas.

Kevin Rocha Veríssimo // arquivo Nauru DF

– O atleta Lucas Nicollas Souza Barros, vice-campeão brasileiro na classe S13 – deficiência visual –, competirá em cinco modalidades masculinas: 100m borboleta, 50m livre, 100m peito, 200m medley e 100m livre.


– O atleta Gabriel Alves Barradas, campeão nacional na classe S14 – deficiência intelectual –, competirá em cinco modalidades masculinas: 100m borboleta, 200m medley, 200m livre e 100m costas.

Expectativas


Lucas Nicollas Souza, atleta paralímpico de 24 anos, afirma que treinou intensamente para alcançar bons resultados no campeonato.

Vice-campeão brasileiro na categoria de atletas com deficiência visual, Lucas iniciou sua trajetória esportiva aos 9 anos.

Com o passar do tempo e o acúmulo de experiência, foi intensificando sua rotina de treinos, sempre em busca de evolução e superação.

Lucas Nicollas Souza // arquivo Nauru DF


Gabriel Alves começou a competir em 2014, participando de campeonatos escolares. Ele destaca que as competições promovidas pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) foram fundamentais para abrir portas em sua carreira esportiva.

Hoje, aos 25 anos, Gabriel se considera mais preparado — física e intelectualmente — não apenas para enfrentar os desafios do Campeonato Brasileiro, mas também para lidar com a rotina exigente da vida de atleta.

Gabriel Alves Barradas // arquivo Nauru DF

Leia mais sobre atletas paralímpicos


Por Ana Clara Mendonça, Davi Moisés e Isadora Carmona

Informações coletadas por: Ana Luisa Oliveira, Davi Moisés e Laura Cunha

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress