Morte, adiamento, calor extremo: shows de Taylor Swift no Rio viram pesadelo

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA


A cantora Taylor Swift abriu os seus shows no Brasil na última sexta-feira, 17 de novembro, mas o que era um sonho de muita gente acabou sendo um pesadelo para os mesmos.

Reprodução: @taylorswift no Instagram

Com uma onde calor passando pelo Brasil, durante os shows da Taylor no Brasil, o termômetro bateu 40,8º graus, segundo o INMET (Instituto nacional de meteorologia) no Rio de Janeiro e os fãs sofreram com isso. 

Ana Clara Benevides de apenas 23 anos veio a óbito devida as altas temperaturas, ela teve uma parada cardiorrespiratória, segundo a prefeitura do Rio ela chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho as 20:50 e foram feitas manobras de reanimação, mas ela não resistiu, mas a causa da morte continua sendo investigada e o corpo foi enviado para o IML (Instituto Medico Legal) que atestará a causa da morte. 

A empresa responsável por trazer os Shows da Taylor ao Brasil é a T4f (Tickets for Fun) e ela publicou uma nota em suas redes sociais e durante a nova atualização do Twitter/X o aplicativo é capaz de encontrar fake news ou dar mais contexto em situações como essa. Na nota da T4f, a rede apontou a falta de contexto:

“É necessário pontuar que Ana Clara Benevides teve uma parada cardiorrespiratória em razão das ondas de calor extremo que estão acontecendo em todo o país, além da proibição de qualquer tipo de garrafas. Esse texto minimiza fatos essenciais.”

A empresa T4f fez uma nota, no dia 18,em suas redes sociais, onde afirma que quem for para o show poderá levar garrafas ou copos lacrados de água, flexíveis e qualquer garrafa de outro material será vedado, e comidas também lacradas serão permitidas.

Anteriormente a empresa havia publicado a lista de objetos proibidos, incluindo garrafas, bebidas e utensílios de armazenagem. No show o permitido era apenas uma barra de cereal por pessoa, outros itens eram descartados.

“Ou você comia e bebia tudo na fila antes de entrar ou eles tomavam e jogavam fora na sua frente” diz Andrey Willian que estava no show no dia 17

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, anunciou em suas redes sociais que a partir de hoje (18), por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A medida vale imediatamente.

Atualmente existe uma petição que visa a criação de uma lei com o nome de Ana Benevides, que garante a distribuição gratuita de água em shows e festivais, saiba mais clicando aqui.

A cantora Taylor Swift veio ao seu Instagram lamentar a perda da fã e dizer como estava devastada pela informação e que tinha acesso a pouca informação sobre o ocorrido, mas sabia que Ana incrivelmente linda e muito nova, e que isso era a última coisa que imaginava que ia acontecer quando trouxe a turnê para o Brasil.

Apesar disso, Ana não foi a única que sentiu os efeitos dessa onda de calor, outros fãs relatam ter passado mal devido ao calor extremo, desidratação e falta de ventilação no estádio. A Youtuber Bel Rodrigues compartilhou um pouco em suas redes o que aconteceu com ela

“Foi só ficar nesse lugar que voltou tudo: tontura, sensação de desmaio, fui novamente ao postinho, tiraram a pressão, saturação e glicose. Pressão baixa, glicose baixa (eu fiz refeições normais antes de ir) e meu coração estava batendo a 148”

Depois disso ela retornou ao postinho quando sentia o mal súbito e relata que estava ficando lotado e a moça insistia em dar clonazepam sublingual para ela se acalmar, mas Bel afirma que ela não precisava de calma naquela hora.

Para quem não conhece o medicamento, Clonazepam é um medicamento usado para o combate de crises epilépticas, distúrbios de panico e ansiedade, ele também pode causar a pressão baixa, que era um dos sintomas que ela já apresentava. O medicamento é tarja preta, que pode ser causada dependência e o uso é apenas com receita controlada.

Infelizmente o que Bel achava que ia ser o melhor dia de sua vida acabou sendo o pior e não sabe se retornará aos próximos shows que comprou ingresso.

O Corpo de bombeiros do Rio de Janeiro nos enviou uma nota dizendo que neste sábado (18) e amanhã (19), no lado externo do estádio, a corporação vai disponibilizar mais ambulâncias para atender as ocorrências e que seis caminhões vão estar espalhados por todos os setores do Estádio Nilton Santos, jogando água nos fãs para ajudar a reduzir os impactos do calor. Eles também notificaram a empresa (t4f) para que aumente o número de brigadistas, maqueiros e toda estrutura interna para atendimento.

Apesar disso, a cantora decidiu que era melhor adiar o show do dia 18, pelas temperaturas extremas visando o bem-estar dela, da equipe e dos fãs.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress