Mulheres em profissões tidas como “masculinas” enfrentam ainda barreiras; assista a filme

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Mecânica, motorista de ônibus, policial militar… Quem disse que isso não é serviço de mulher? A presença feminina em profissões tidas como “masculinas” ainda provoca estranhamento e preconceito, como mostra o filme “O salto das mulheres”. De acordo com o material, aumentou a participação das mulheres com mais de 18 anos no mercado de trabalho, de 58% (em 2015) para 60% (em 2016). O sociólogo Bruno Borges explica que há barreiras de aceitação no mercado de trabalho para mulheres ocuparem algumas profissões. A capitã da Polícia Militar Otávia Feitosa, subcomandante da Rotam, no Distrito Federal, reconhece que ela teve que provar a capacidade por ter feito o curso em igualdade de condições com outros colegas. “No início é bem complicado. Vim de uma formação tida como mais feminina, a nutrição”, explica.

Assista ao filme abaixo

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress