“Não existe forma certa de fazer café. Não é ditadura”, afirma barista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Foto: Ana Beatriz Cabral Cavalcante

Produtor e barista, o empresário carioca Emerson Nascimento acredita que a maneira correta de preparar o café é fazê-lo como for do agrado de cada pessoa.

Para ele, o importante na hora de apreciá-lo é exatamente a experiência e a personalidade da sua forma, cada um irá colocar sua individualidade em sua xícara de café.

Se fizer daquele jeito todo dia e esse café te agradar, essa será a melhor forma de prepará-lo.

Proprietário da torrefação Five Roasters, Emerson Nascimento.

Leia mais sobre Café e o trabalho do barista

Café sob medida

Ele acrescenta que caso o desejo seja fazer de maneira mais técnica e comercial, existe a padronização onde consegue manter a constância do sabor. O café deixa de ser um preparo com base no olho e utiliza de utensílios para padronizar a produção.

Alguns desses utensílios necessários são uma balança de precisão para pesar a quantidade de grãos que irá moer e medir a quantidade de água que irá na receita. Na chaleira, é possível controlar a temperatura da água, sendo necessário para manter a constância.

Essa técnica de padronização só irá surtir efeito na tentativa e erro, ele explica. Como também existem as variáveis que podem influenciar a qualidade do café, como a amargura, ajustar as medidas irão regular o resultado.

A torra e o amargor

Muitas pessoas possuem dificuldades em se adaptar aos cafés mais puristas ou mesmo sem o açúcar, segundo ele, a indústria que distribui o café tradicional, utiliza de resíduos de cafés especiais para a sua produção, o que torna impossível essa ingestão mais natural.

E para esconder que utilizam de resíduos, produzem uma torra mais escura e um amargor com gosto de carbonização, já que está super queimado.

As pessoas não tem noção de que existe amargor de boa qualidade e amargor negativo, elas generalizam que todo amargo é ruim. Mas no café especial, o amargor tem boa qualidade, já no café de baixa qualidade o amargor tem gosto de podre.

Emerson Nascimento complementa que para um café ter um amargor de boa qualidade é preciso que se encaixe no seu sensorial sem te incomodar, sendo, por exemplo, algo que lembre o amargor de erva-mate, chá-preto, chá branco, lúpulo, chocolate, cacau e outros também agradáveis.

Café de boa qualidade

Para o especialista, o café é de boa qualidade quando tem um equilíbrio sensorial de maneira natural, sem a adição de açúcar. Sendo assim, a acidez, a doçura e o amargor devem estar equilibrados e somente na torra serem ressaltados da maneira como precisarem ser.

Já no ponto da textura, devem possuir texturas cremosas, oleosas ou amanteigadas e não pode possuir textura de terra ou adstringente, aquele em que deixa sua boca suja. Pois um bom café finalizará bem e não deixará resíduos na boca, sumirá após o consumo e deixará apenas o prazer da apreciação.

Roda dos Sabores
Foto: Specialty Coffee Association

Roda sensorial

É uma ferramenta que foi construída com três tipos de pessoas, um grupo de sommeliers de vinhos, um grupo de profissionais do café e consumidores tradicionais. Sendo utilizada para calibrar e evoluir sensorialmente quando está apreciando uma xícara, pois faz uma leitura de dentro para fora.

O primeiro nível é onde se encontram as categorias mais abrangentes e a partir delas vai afunilando até as características mais específicas. Com isso, é possível analisar o café e experienciar sabores mais profundamente.

“Estou tomando um café e ele tem uma nota de fruta que eu não to conseguindo diferenciar, mas eu sei que já provei ela. Coloco a xícara no meio da roda, localizo a parte dos frutados e começo a ler, enquanto leio, vou lembrando da fruta e degustando de forma mais apurada as notas desse café.”

Por Ana Beatriz Cabral Cavalcante
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress