Equipe do DF leva 8 atletas para o Meeting Cearense de Paranatação 2025

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Oito atletas do clube Nauru DF vão competir no Meeting Cearense de Paranatação. A equipe é vinculada à Associação Brasiliense de Acolhimento e Responsabilidade Social (Abrasrs) e se prepara para disputar a XV edição do evento.

O campeonato é organizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e acontece no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza (CE).

Os oito atletas têm idades e condições de deficiência diversos. Clara Pereira (16), Erika do Carmo Lima (50), Diego Marquis (12), Larissa Nakabayashi (27), Priscila Pontual (14), Talita Zoe Queiroz (13), Giovana Lacerda (19) e Henrique Muinho (21) competem nas classes visuais, intelectuais e físicas.


A competição contará com quatro etapas e, segundo o treinador Marcus Lima, o grupo chega em um excelente momento técnico. De acordo com ele, apesar de cada atleta estar indo com um foco diferente, todos estão prontos para dar o máximo e trazer várias medalhas para casa.

A participação da equipe conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (SEL-DF), por meio do projeto Compete Brasília, além da parceria institucional com a Abrasrs. Iniciado em 2016, o programa tem como objetivo incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em campeonatos nacionais e internacionais.

Novas oportunidades



Nas categorias para atletas com deficiência física, participam Clara Pereira, Diego Marquis (SB4) e Erika do Carmo Lima (classe S4), que compete nas modalidades 50, 100 e 200m livre.

Para Clara, que compete em 4 modalidades – 50m peito, 50m livre, 100m livre e 50m costas –, a participação no campeonato definirá sua classificação no circuito paralímpico, além de ser a primeira competição da atleta.

Já Diego, que participa nas modalidades 50m peito, 50m livre, 100m peito e 100m livre, a competição representa o retorno para as piscinas após um período de repouso pós cirúrgico.

A atleta Larissa Nakabayashi, da classe S11 (deficiência visual), disputará as provas de 50m livre e 100m livre. Segundo o treinador Marcus Lima, o desempenho em Fortaleza será uma importante preparação para o Campeonato Brasileiro de Paranatação, que ocorrerá de 6 a 9 de dezembro, no Centro Paralímpico de São Paulo.

Entre os atletas com deficiência intelectual, o Nauru DF será representado por Priscila Pontual (S21), Talita Zoe Queiroz (S14), Giovana Lacerda (S21) e Henrique Muinho (S14).

Priscila e Talita participam de seis provas — 200m livre, 100m costas, 50m livre, 50m borboleta, 100m livre e 50m costas — e encaram o evento como um esquenta para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, marcada para 24 a 29 de novembro, em São Paulo.

Já Giovana e Henrique nadarão 200m livre, 100m costas, 50m livre, 100m livre e 50m costas. Para ambos, o Meeting Cearense simboliza uma transição de temporada, antes do início do período de descanso previsto.

Por Isadora Carmona

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress