NBB: Brasília sofre apagão e é derrotado pelo líder invicto Franca

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Franca Basquete (SP) derrotou o Brasília Basquete (DF) por 87 a 72, na noite de terça (4), no Ginásio Nilson Nelson. O duelo entre as equipes marcou o último jogo do Brasília como mandante nesta temporada do NBB.

Na atual temporada, o Franca já soma 30 vitórias, segue invicto e na liderança do NBB. Na parte debaixo da tabela, o Brasília venceu somente sete jogos, e se complica para avançar aos playoffs.

Confira a tabela do NBB

Em entrevista à Agência de Notícias do CEUB, o treinador Dedé Barbosa, do Brasília, comentou sobre a temporada da equipe:

”A temporada tem sido difícil principalmente por conta da saída de alguns jogadores, mas não podemos jogar a culpa nisso. Tem certas coisas que não podemos admitir, sabendo da importância do jogo, não podíamos sair da forma que foi no jogo contra o Rio Claro. A gente tem que saber separar o que acontece fora e o que acontece dentro do time.”

Jogadores do Franca comemoram vitória. Foto por: Pedro José Santana

Rivalidade histórica

Brasília e Franca protagonizaram a final do NBB 2010/2011. Desde então, o duelo entre brasilienses e paulistas sempre levam uma tensão a mais para dentro de quadra.

Naquele ano, o Brasília conquistava seu terceiro título nacional em cinco anos de existência, isso consolidou o DF como um fortíssimo polo de basquete.

Leia mais sobre a ascensão do basquete no DF

Jogo duro

Brasília e Franca iniciaram o jogo com um primeiro quarto muito equilibrado. Pela equipe da casa, a dupla formada por Douglas dos Santos, que acertou todas as suas oito tentativas e Paulo Scheuer, marcaram juntos 14 pontos.

Já pelo time de Franca, a dupla de destaque foi composta por Lucas Dias e Márcio, responsáveis por 18 dos 27 pontos marcados pelos visitantes, que fecharam o primeiro período na liderança por 27 a 20.

Lucas Dias #9 convertendo dois pontos para o Franca. Foto por: Pedro José Santana

A partida seguiu equilibrada no segundo quarto, Brasília e Franca dividiam a liderança a cada ataque. Nenhuma das duas equipes conseguiu abrir uma grande vantagem no placar. A reação do time da casa surtiu efeito e o Brasília Basquete foi pro vestiário com uma diferença de somente dois pontos: 45 a 43.

Apagão Brasiliense

Os erros ofensivos do Brasília na volta do intervalo fez o Franca impôr seu jogo. O atual líder do NBB aproveitou o nervosismo dos donos da casa e emplacaram uma boa sequência de pontos. A partir daquele momento, o Franca deixou bem claro o motivo de sua invencibilidade na competição.

Os paulistas tomaram conta do jogo. O destaque francano foi Lucas dias #9, o ala fez um duplo-duplo na partida, 23 pontos convertidos e 12 rebotes na conta.

Treinador Dedé passa ordens ao time. Foto por: Pedro José Santana

Perto do final da partida, o Franca precisou somente controlar a partida para chegar ao seu trigésimo triunfo no NBB. Fim de jogo: Brasília 72 x 87 Franca Basquete – NBB.

Após o apito final, o técnico Helinho, que comanda a equipe paulista, em entrevista à Agência de Notícias do CEUB, citou que a defesa foi um dos principais destaques para a vitória.

”Foi um jogo bastante equilibrado, e a partir do momento que nossa defesa se tornou mais consistente, passamos a ter mais rebote, bola recuperada e ai fizemos o jogo que a gente gosta. Isso é o que vai nos dar o que buscamos”

Protesto da torcida

Próximos Confrontos

O Brasília fez a última partida no Ginásio Nilson Nelson nessa temporada. A equipe viaja para o Paraná, para enfrentar o time do Pato Basquete, no sábado (7), ás 19h30, no Ginásio do SESI.

Em busca de mais uma vitória, o Franca Basquete fica em Brasília para jogar contra o Cerrado na próxima quinta (6), no Ginásio da ASCEB, às 20h. O duelo marca o confronto entre o líder e o lanterna do NBB.

Por Pedro José Santana (texto e fotos) e Pedro José Borges Silva (texto)

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress