A equipe do VipTech CMB, também conhecida como Campo Mourão, venceu, neste sábado (10), sua primeira partida desde 4 de janeiro, contra o Fortaleza Basquete Cearense, dentro do ginásio da ASCEB, em Brasília. A partida foi válida pela 18ª rodada do segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB).
O Campo Mourão vinha com uma sequência de 15 derrotas seguidas e ganhou a partida graças ao seu ala/armador, Anton Cook, que teve sua segunda partida seguida pontuando mais de 30 pontos.
O jogo: o equilíbrio e a postura do Campo Mourão
O primeiro quarto ficou marcado pelo protagonismo de dois jogadores norte-americanos, de um lado, o ala/armador, Anton Cook, anotou 9 pontos em aproveitamento perfeito para o Campo Mourão, do outro, o ala, Rashaun, também anotou 9 pontos para o Fortaleza.
Com um início morno de partida, as equipes jogaram de igual para igual, uma vantagem só começou a surgir após o Carcalion engrenar uma sequência de seis pontos nos últimos três minutos. O quarto terminou 19 a 17 para o Fortaleza.
Para fugir da dependência em cima de um jogador só, ambas as equipes buscaram impor um jogo mais coletivo em quadra, a mando dos seus treinadores.
O Fortaleza chegou a abrir 10 pontos de vantagem em dois momentos diferentes do quarto, dada a boa atuação do ala/pivô de 41 anos, Felipe, mas o Campo Mourão conseguiu seguir atrás e abaixou essa vantagem adversária para apenas 3 pontos no placar geral, graças ao norte-americano Cook e seus 7 pontos anotados em 6 minutos jogados. O quarto terminou 21 a 20 para a equipe de Fortaleza.
A partida seguiu acirrada. Enquanto o Campo Mourão voltou a jogar centrado no ala/armador, Anton Cook, deixando o jogo coletivo de lado, os cearenses tiveram dois titulares jogando os 10 minutos inteiros do terceiro quarto, anotando 5 pontos cada e fazendo frente com o ala/armador adversário, que chegou a 9 pontos no quarto.
O quarto se destacou por ambas as equipes estarem com aproveitamentos abaixo da média, mas, mesmo assim, seguirem próximos na pontuação, com a diferença no placar nunca ficando maior do que 3 pontos. O placar do terceiro quarto foi 17 a 18, primeiro quarto positivo para o Campo Mourão.
Decisão no finalzinho
No último quarto da partida, a possibilidade de uma prorrogação pairava sob a quadra. O Fortaleza começou bem o quarto, conseguindo abrir 5 pontos de vantagem pela primeira vez na partida, com grande atuação dos alas, Schneider e Rashaun, e do armador, Brite. Porém, Campo Mourão reagiu, conseguindo empatar a partida graças ao aproveitamento perfeito dos arremessos do armador argentino, Juan Figueroa, que virou o placar a favor dos paranaenses pela primeira vez na partida.
Os minutos finais foram de muita tensão para ambas as equipes, com o empate surgindo no placar diversas vezes e nenhum dos lados conseguindo segurar a vantagem. Com 17 segundos no relógio e o placar de 83 a 81 para o Fortaleza, o ala/armador, Anton Cook, acertou a bola do jogo, concretizando a primeira vitória do Campo Mourão desde o dia 04 de janeiro. O placar do último quarto foi 26 a 29 para os paranaenses.
Cestinha da partida, Anton Cook foi o responsável pela virada do Campo Mourão (Foto: Arthur Ribeiro)
Destaques da partida
O grande destaque da partida foi o norte-americano, Anton Cook, que não só anotou 34 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, como também decidiu a partida.
Outro destaque da vitória paranaense foi o armador Figueroa, com 13 pontos e 7 assistências. Do lado dos cearenses, os destaques ficaram com o ala norte-americano, Rashaun, e com o pivô Mathias, líder em rebote na temporada, que dominou o garrafão pegando 15 rebotes na partida.
Próximos jogos
Ambas as equipes voltam ao Ginásio da ASCEB, em Brasília, na terça-feira (13), para suas últimas partidas da temporada. O Campo Mourão enfrenta a equipe do Pinheiros, em uma disputa de final de tabela entre o 15 colocado e o 14, respectivamente.
Já o Fortaleza enfrenta o Paulistano, pela última partida válida da fase classificatória do NBB, com o Carcalion buscando não terminar a temporada com saldo negativo, atualmente tendo 14 vitórias e 15 derrotas.
Por Bernardo Guerra
Fotos: Arthur Ribeiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira