O Flamengo venceu o São Paulo por 82 a 81 no segundo jogo das finais do Novo Basquete Brasil (NBB). O duelo realizado nesta segunda-feira, 24, no Maracanãzinho (RJ), deu para o rubro-negro a vantagem de 2 a 0 na série, e já pode se sagrar campeão no próximo jogo, quinta-feira (27).
Confira página do NBB
O roteiro da partida foi semelhante ao do primeiro confronto, resolvido apenas nos últimos segundos, com um chute de três de Yago que deu a vitória para os cariocas. Desta vez, quem teve a chance da bola do triunfo foi o São Paulo, porém, George de Paula e Renan Lenz desperdiçaram os arremessos para igualar e virar a partida, respectivamente.
O Flamengo teve mais uma boa partida com boa performance em equipe, com todos os jogadores que entraram em quadra pontuando, e cinco passando dos 10 pontos. Entre eles, Marquinhos, com 16 pontos, e Yago, com 13 pontos e 9 assistências, foram os principais responsáveis por comandar o rubro-negro para a vitória. Pelo São Paulo, Georginho, apesar de desperdiçar a chance do empate, contribuiu com 25 pontos, enquanto Lucas Mariano acrescentou mais 17, junto de 8 rebotes.
Yago fez mais um bom jogo e é o favorito para ganhar o prêmio de melhor jogador das finais (Foto: Arthur Ribeiro)
O quarto inicial mostrou o motivo das equipes serem as principais da temporada. Com defesas e ataques fortes, os times trocaram cestas e se alternam na liderança até o final do período. Em especial, os primeiros 10 minutos marcaram o confronto entre os pivôs Lucas Mariano, do São Paulo, e Rafael Hettsheimeir, do Flamengo, com 7 e 5 pontos respectivamente. Entretanto, os cariocas tiveram mais dificuldade em converter as tentativas do perímetro, com apenas 3 acertos em 11 chutes. Com isso, o tricolor terminou o quarto vencendo por 21 a 18.
Já no segundo período, os arremessos de três pontos do Mengão começaram a cair, desde os primeiros minutos, quando Léo Demétrio, Rafael Mineiro e Jhonatan Luz acertaram três em sequência, uma de cada. Assim, o Flamengo abriu vantagem, principalmente com Yago Mateus, o grande nome do jogo 1, que anotou 10 pontos no quarto. Dessa maneira, as equipes foram para os vestiários com o rubro negro na frente por 49 a 37, após vencer a parcial por 31 a 16.
Equilíbrio após intervalo
Na volta do intervalo, o São Paulo esboçou uma reação, com sete pontos seguidos contra nenhum do adversário. Entretanto, não conseguiu manter o ritmo, e o Flamengo seguiu com tranquilidade na frente. O terceiro quarto foi dominado pelos jogadores que são candidatos ao prêmio de melhor jogador da liga.
Pelos paulistas, Georginho e Lucas Mariano, com 5 e 7 pontos respectivamente, enquanto Marquinhos contribuiu com 4 para o Mengão. Com um ex-King of the Season (rei da temporada) de cada lado, o período foi marcado pela igualdade, com 19 a 19 na parcial, mas o Flamengo continuou na frente por 68 a 56 no total.
No período final, o aniversariante do dia, Georginho de Paula, junto do experiente Corderro Bennett, recolocaram o São Paulo no jogo, com 11 e 12 pontos respectivamente (23 dos 25 da equipe no quarto), que tiraram a vantagem do rubro-negro. Com poucos segundos restando no relógio, o Flamengo vencia por 82 a 80, mas o tricolor teve a chance de vencer ou levar a partida para a prorrogação, após Georginho sofrer uma falta antidesportiva de Léo Demétrio.
Por uma bola
O jovem teve dois lances livres para empatar o placar, e depois a posse para uma possível virada, mas errou um dos arremessos, e, na sequência, Renan Lenz desperdiçou a última bola, que seria a da vitória. Com isso, vitória para o Flamengo no jogo 2, 82 a 81.
As equipes se enfrentam novamente na próxima quinta-feira, 27, às 18:30, novamente no Maracanãzinho. Em caso de vitória do Flamengo, o rubro-negro fecha a série em 3 a 0 e se sagra campeão do NBB. Caso o São Paulo vença, irá forçar o jogo 4 da série. A partida terá transmissão da TV Cultura, do Dazn e da ESPN.
Por Arthur Ribeiro