Diante dos desafios de cultivar uma terra árida, Ludvig percebe que a verdadeira essência da vida está na busca por um propósito.
O capitão do exército dinamarquês Ludvig Kahlen (Mads Mikkelsen) busca fundar uma colônia em nome do rei para ascender na nobreza. Mesmo com desafios pela inospitalidade da região, Kahlen, convicto de suas ideias, embarca na jornada audaciosa de colonizar o território inexplorado.
A missão de transformar a terra árida da Jutlândia em solo fértil fica cada vez mais difícil para o personagem de Mikkelsen, ator de Hannibal, A Caça e Animais Fantásticos: Segredos de Dumbledore, uma vez que a natureza não é a sua única preocupação.
Confira o trailer
A preocupação, a propósito, pode ser encontrada em outra faceta de “O Bastardo”, na medida que, o cruel nobre Frederik De Schinkel (Simon Bennebjerg) decide reivindicar a terra que antes era dono e travar uma guerra de orgulhos contra o empobrecido capitão Kahlen. O longa dirigido por Nikolaj Arcel se baseia no livro de Ida Jessen, “O capitão e Ann Barbara”, e foi a escolha oficial da Dinamarca para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025.
Releitura
Um outro olhar é inserido para a história do filme. “Ajudado pelo brilhante romance de Ida Jessen, Anders Thomas Jensen e eu queríamos contar uma grande e épica história sobre como nossas ambições e desejos inevitavelmente falharão se forem tudo o que temos”. Assim diz o diretor sobre seu longa “mais pessoal”, por causa da experiência de ter sido pai recentemente e a maturação que isso envolve.
A personagem Ann Barbara é vivida por Amanda Collin em uma performance de primeira linha e muita dor, após fugir com seu marido das garras do predatório De Schinkel e encontrar Kahlen na procura de trabalhadores que acompanhassem-no. À proporção que os planos tomam forma, cada vez mais o nobre percebe a ameaça que o grupo de desajustados representam para seu poder e jura vingança.

A interpretação de Kahlen, feita por Mads, é deslumbrante e ressalta mais uma vez uma excepcional atuação do ator. O elenco, em geral, exibe uma harmonia impressionante, com os diferentes grupos se conectando de forma coesa.
À medida que o filme avança, a narrativa toma um novo direcionamento, levantando a preocupação de que poderia cair em clichês de drama histórico. Contudo, a história se desenrola e se encerra de forma satisfatória, aprofundando bem o personagem principal.
Mise en scène
A representação do ambiente rural é magnífica, e a forma como os humanos se inserem nesse contexto provoca uma reflexão profunda. Há uma vastidão inexplorada, uma imensidão ainda não dominada. Nesse cenário, um ser pequeno busca incessantemente entender a si mesmo e a história do mundo.
Os contrastes na cinematografia e a poesia visual encantam, transportando-nos para uma Antiga Dinamarca. Tudo é sóbrio e genuíno, desde a cenografia até os figurinos, retratando a vida cotidiana da época de maneira coerente e sem artifícios.
Ficha técnica
Título original: Bastarden
Direção: Nikolaj Arcel
Roteiro: Anders Thomas Jensen e Nikolaj Arcel
Elenco: Mads Mikkelsen, Amanda Collin e Simon Bennebjerg
Gênero: Drama / Biografia
Duração: 02h07
Classificação Indicativa: 18 anos
Por Diller Abreu
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira