“Se você não tiver força de vontade, você morre’’, disse Geneci da Costa, 59 anos (na foto acima). Quatro anos se passaram desde que ela descobriu que estava com a doença. Chegou a receber a informação de um médico de que não havia problema no inchaço nas glândulas mamárias. “Na verdade, era um tumor que resultou em longas e desgastantes sessões do tratamento quimioterápico dentro do meu quarto”. Hoje, recuperada, é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma associação de voluntários que busca dar apoio emocional a outras mulheres.
Com a total recuperação, Geneci passou a ficar empolgada e até conseguiu reconstruir parte da mama. Mas ainda está na lista de espera para poder fazer a completa reconstrução mamária. Agora, afirma que após a recuperação do câncer se tornou uma mulher mais forte, feliz e cheia de saúde.
Hospital de Base
A Rede feminina de Combate ao Câncer é uma instituição sem fins lucrativos que busca auxiliar com carinho e atenção pacientes que enfrentam o câncer. O grupo realiza a cada três meses a entrega de perucas para as pacientes que estão na luta contra o câncer e também para as mulheres que já venceram a doença. A “confraternização das perucas” acontece a partir de doações de cabelo humano e na junção de várias doações constrói-se uma peruca. Ao todo, são nove programas de assistência e muito afeto entre paciente e voluntário. “Quando temos amor, tudo fica mais fácil”, afirma Vera Lúcia (foto abaixo), coordenadora do projeto em Brasília.
As pacientes, que se reúnem pelo menos uma vez por mês no corredor número 5 do Hospital de Base, buscam apoio emocional num momento em que tudo parece estar diferente.
Pequeno caroço
Se para Geneci a descoberta do câncer veio a partir de exames médicos, para Ana Luciene (nas fotos acima), de 35, ficou evidente, a partir do autoexame. Um pequeno caroço no seio a fez procurar um mastologista para a realização de exames específicos. Durante o tratamento, Ana se manteve otimista. O tempo foi amigo de Ana, lhe trouxe aprendizados e uma vitória, ela sobreviveu ao câncer. A “nova” Ana, cheia de forças, está mais feliz do que antes e, orgulhosa pelo crescimento do cabelo. “Cabelo cai, mas cresce de novo”.
Alerta
O câncer de mama é o câncer que mais atinge a população mundial feminina. Por ano, são descobertos cerca de 1,4 milhão de casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O médico ginecologista Ricardo Suassuna ressalta a importância da realização do autoexame uma semana após a menstruação apalpar a mama e a axila cuidadosamente, para mulheres que ainda estão em período menstrual e para as mulheres que estão na menopausa o conselho é fazer o autoexame pelo o menos uma vez por mês.
Por Letícia Rodrigues