Paralímpiadas Escolares, com etapa regional em Brasília, mostram que vitórias vão além do pódio

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Ouça aqui a matéria:

Brasília sedia, nesta semana, a segunda etapa regional das Paralímpiadas Escolares 2023. A competição conta com 530 atletas inscritos distribuídos entre as provas de atletismo, natação e bocha. Além de competir, as crianças e adolescentes participantes mostram que vitórias vão além do pódio.

Além do DF, outros 11 estados irão participar, são eles: Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A cerimônia de abertura no Colégio Marista Asa Sul ( Maristão) contou com todas as delegações que irão participar do evento e um desfile com seus porta- bandeiras.

Cerimônia de abertura da etapa regional de Brasília das Paralímpiadas Escolares 2023.

Porta-bandeira do estado de Mato Grosso, o atleta Bartolomeu Tsete Ubuni, da etnia Xavante, se tornou o primeiro atleta indígena de Mato Grosso a competir nas Paralímpiadas Escolares.

O jovem de 17 anos disputa as provas de 100m, 400m e salto em distância e contou ( com auxílio de um tradutor) à Agência de Notícias do CEUB como vem sendo a experiência de participar do evento.

” Estou gostando muito, estou distante de casa pela primeira vez , mas estou me sentindo muito bem. O esporte está me dando a oportunidade de fazer coisas que eu não fazia antes”

Atleta e porta-bandeira do estado de Mato Grosso, Bartolomeu Tsete Ubuni. Foto: Pedro Santana

Além do Bartolomeu, Luanna Rosa, de 12 anos, competidora da categoria BC4 de Bocha, busca se classificar novamente para a fase nacional em São Paulo.

“Eu estou muito feliz, espero que eu consiga ganhar e também me divertir bastante, que é o principal”

Atleta de Bocha do Distrito Federal, Luanna Santos.

Por Marcello Hendriks e Pedro Santana

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress