Paulo Freire ainda é luz na escuridão para Angicos (RN), diz Secretária de Educação

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Em 1963, uma experiência inicial na cidade de Angicos (RN) alfabetizou, pelo método de Paulo Freire, pelo menos 300 adultos em cerca de 40 horas. A iniciativa fazia parte de uma estratégia para diminuir o número de analfabetos em todo o país. O evidente sucesso chegou até o Distrito Federal e depois foi abolido pelo golpe militar em 1964.  No entanto, o legado de Paulo Freire se manteve vivo em todo o país, inclusive na cidade com as sementes iniciais. Segundo a Secretária de Educação do município, Maria Tereza Baracho, os ensinamentos do educador pernambucano ainda inspiram professores e alunos no local.

Para ela, a ousadia de Freire em colocar em prática o projeto de alfabetização, há 58 anos, não apenas mudou o cenário da educação no município, mas proporcionou “uma luz à escuridão” que era a ausência do conhecimento. Assim sendo, ela diz que é impossível mensurar a importância de Paulo Freire para Angicos, que seria um local muito diferente se não fosse a iniciativa.

Prática

Neste ano é comemorado o centenário de Paulo Freire. Nascido em 19 de setembro de 1921 e falecido em 2 de maio de 1997, o educador, estudado também em países europeus, continua muito vivo na pequena Angicos. Um dos exemplos do legado foi a implantação do projeto “40/100”, realizado no ano letivo de 2021, cujo nome faz alusão às 40 horas de Freire e ao seu aniversário de 100 anos.

O objetivo primordial é que todas as escolas e demais segmentos de educação conheçam a herança deixada pelo educador. O trabalho final irá consistir em uma exposição do material produzido por cada centro de ensino, buscando proporcionar que as novas gerações também conheçam essa parte da história local, para que se apropriem e vivam tal legado.

Em sua expedição no ano de 1963, o plano de ensino original de Freire foi tão importante que até mesmo inspirou o Plano Nacional de Alfabetização. O método não apenas ensinou os trabalhadores a ler e escrever, mas também concedeu a eles o direito ao voto e noções sobre direitos de cidadania. 

Paulo Freire teria completado 100 anos no último dia 19 (Imagem: CCSP/Divulgação)

Clique aqui e leia mais: professores falam sobre importância de Freire na educação de detentos

“Com a concretização do método das 40 horas em nossa cidade, Paulo Freire deixou, não só para Angicos, mas para o mundo, a certeza de uma educação revolucionária, libertadora, pautada na dialogicidade, subjetividade e possível de se concretizar”, disse a Secretária de Educação de Angicos.

Ela testemunha que é uma entre as milhares de pessoas influenciadas pelo método de Freire. Em seu caso, Maria Tereza interagiu com os princípios do educador em sua formação.

“Meu primeiro contato com ele (Paulo Freire) foi por meio de uma formação docente voltada para professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do nosso município, na qual me proporcionou a fazer pesquisas e ler obras dele como ‘Pedagogia da Autonomia’ e ‘Pedagogia do Oprimido’, entre outras. São obras que me influenciaram a ter um olhar e a prática partindo do princípio do contexto social e primando pela dialogicidade, a interação pautada no verbo ‘esperançar’”, compartilhou.

Por ocasião do centenário de Paulo Freire, um monumento em sua homenagem foi inaugurado no município potiguar, próximo à rodovia BR 304, importante estrada no caminho Natal-Angicos. A obra de arte em memória do educador é apenas uma pequena demonstração da importância histórica dele no local e que perdura até os dias atuais. 

Escultura em homenagem ao educador foi inaugurada em Angicos (Foto: Raiane Miranda / Divulgação)

Clique aqui e leia sobre idosos que buscam aprender, apesar do constrangimento

Contra a evasão

A cidade continua no combate contra o analfabetismo, como explica a secretária. “É uma experiência de luta em procurar atender esse público (analfabetos) que não teve ou não tem acesso a educação por diversas situações. São pessoas que em grande parte precisam também ser inseridas em políticas sociais. Por meio de conversas e políticas públicas tentamos convencer essas pessoas a voltarem a estudar”.

Apesar de toda a importância do patrono da educação brasileira na história do ensino no país, ele é menosprezado por muitos, especialmente por ser tachado como comunista. “Sem dúvidas, o contexto ideológico e político contribuem para que não se vivencie de fato o método. Ele foi um professor que desenvolveu algo grandioso no contexto educacional e que, de certa forma, é mais conhecido e praticado fora do Brasil”, explicou Baracho.

Nas manifestações contra a presidente Dilma, em 2015, Freire também foi alvo (Imagem: cedida por Maíra Streit)

Mesmo com as críticas e a desvalorização, o legado de Paulo Freire está marcado profundamente na história de diversas pessoas, como Maria Tereza e os demais estudantes de Angicos. Certamente, sua contribuição será eternamente lembrada, seja nos livros, na memória e na experiência de cada um, ou até mesmo no monumento que agracia a BR 304 no Rio Grande do Norte.

Por Arthur Ribeiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress