Profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) revelaram, nesta sexta, que os gravador de voz e de dados (conhecidos como caixas-pretas) apontou que os pilotos do avião da Voe Pass (que caiu no dia 8 de agosto com a morte de 62 pessoas) identificaram uma falha no sistema DE-ICING, que evita formação de gelo.

“O sistema AIRFRAME DE-ICING, responsável por evitar que ocorresse acúmulo de gelo nas asas, foi ligado e desligado por diversas vezes”, divulgou, nesta sexta (6.9), o Cenipa.
O investigador-encarregado da Comissão de Investigação, tenente-coronel Paulo Mendes Fróes contextualizou, porém, que é importante destacar que não existe um fator único para um acidente, mas diversos fatores contribuintes.
“No caso do PS VPB, a perda de controle da aeronave ocorreu durante o voo sob condições favoráveis à formação de gelo, mas não houve declaração de emergência ou reporte de condições meteorológicas adversas”, explicou o oficial.

Relatório Final
A FAB ressalta que o relatório final da investigação será divulgado no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA. Para essas e outras informações, visite o Painel SIPAER ou clique no link: https://painelsipaer.cenipa.fab.mil.br.
Agência Ceub
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil