Planos de prefeitos eleitos do Entorno do DF priorizam descarte de lixo

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Os prefeitos eleitos nas cidades do Entorno do Distrito Federal apresentaram propostas voltadas para a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade que priorizam o descarte de lixo. Pelo menos nos planos de governo, a maioria reconhece a conexão entre meio ambiente, planejamento urbano e saúde pública, com foco especial na gestão de resíduos e na promoção de áreas verdes. Todavia, as iniciativas variam em complexidade e abordagem. 

Um aspecto unificador nas propostas é a preocupação com o destino do lixo. O gerenciamento dos resíduos sólidos é a prioridade para 7 dos 9 prefeitos eleitos em 2024 nas 9 cidades no entorno do DF. A manutenção de áreas verdes e a educação ambiental ocupam a segunda posição nas propostas ambientais.

Em Valparaíso de Goiás, o prefeito Marcus Vinicius (MDB-GO) apresentou um planejamento ambiental que inclui a implantação de planos de gestão dos resíduos sólidos, com atenção especial às ações voltadas para a coleta eletiva e ampliação de ecopontos para a entrega voluntária de resíduos recicláveis. O candidato eleito compreende o problema ambiental de forma abrangente ao propor o estabelecimento de parcerias com os municípios vizinhos para discutir e buscar soluções. “Criar agenda para tratar dos temas ambientais no âmbito da cidade, bem como estabelecer parcerias com os municípios vizinhos para discutir e buscar soluções que beneficiem a todos“, cita o plano do prefeito. 

Em Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Planaltina e Santo Antônio do Descoberto, para além do tratamento do lixo em aterros, o incentivo ao uso de energias renováveis, melhora do sistema de limpeza urbana, preservação e recuperação de nascentes e rios foram temas comuns.

Agricultura

Em Águas Lindas de Goiás e Novo Gama, Dr. Lucas (União-GO) e Carlinhos do Mangão (PL-GO) não se preocuparam em incluir a maioria dos desafios comuns às outras cidades. O foco em ambos os municípios foi a agricultura, como o apoio ao produtor rural e a agricultura familiar. Os dois casos também foram os que apresentaram as propostas menos detalhadas para a área. 

Por Sofia Martinello
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress