A reportagem “Famílias de comunidade quilombola em GO enlaçam geração de renda e proteção ao cerrado com produção de marmelada“, da Agência de Notícias Ceub, escrita pela estudante Milena Dias, do oitavo semestre do curso de jornalismo, foi escolhida a melhor do Distrito Federal no Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria universitária.
Clique aqui para conferir a relação completa dos vencedores
O material jornalístico, orientado pelo professor Luiz Claudio Ferreira, do Ceub, destaca como a marmelada artesanal faz a diferença para a comunidade quilombola Mesquita (em Cidade Ocidental – GO, a 50 km de Brasília).

São 785 famílias na área rural, com cerca de três mil pessoas, que lutam pela sobrevivência e pela titulação de terra. A marmelada, para eles, transformou-se em símbolo da força e resistência desse povoado.

A repórter-universitária Milena Dias ouviu dezenas de pessoas na comunidade e apurou como os moradores-empreendedores também atuam pela conservação na mata nativa local.
Uma das lutas da comunidade é pela demarcação da terra, visto que grileiros de áreas vizinhas espalham agrotóxicos, o que pode ameaçar a produção da comunidade tradicional.
Prêmio Sebrae
Agora, a reportagem será examinada por novo júri técnico para concorrer na etapa regional e, caso vencedora, pode ser premiada no nacional.
No ano passado, a mesma universitária, em parceria com a colega Nathália Maciel, teve reportagem premiada pelo Sebrae ao tratar de iniciativa de uma cooperativa de ex-detentos que trabalham com reciclados.
Da redação da Agência Ceub