Presidente Lula homologa 6 novas terras indígenas 

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

No último dia (28.4) do Acampamento Terra Livre 2023 (ATL), o presidente Lula assinou a homologação de seis terras indígenas e reforçou seu compromisso com essa causa ‘’Não quero deixar nenhuma Terra Indígena (TI) sem demarcação’’. 

  • – TI Arara do Rio Amônia, no Acre;
  • – TI Kariri-Xocó, em Alagoas;
  • – TI Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul;
  • – TI Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará;
  • – TI Uneiuxi, no Amazonas;
  • – TI Avá-Canoeiro, em Goiás.

Leia mais sobre o Acampamento Terra Livre

Mapa com os locais das terras demarcadas. Arte por: Pedro José Santana

A homologação desses territórios foi uma conquista para os povos indígenas.

As áreas demarcadas são as primeiras reconhecidas em cinco anos. O processo de demarcação havia sido paralisado nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. 

No documento oficial da Articulação dos Povos Indígenas (APIB), era requisitado o reconhecimento de 14 territórios, porém, apenas 12 haviam condições para serem demarcados. 

Presidente Lula participa do Acampamento Terra Livre. Foto por: Pedro José Santana

Entretanto, somente seis TI foram demarcadas no último dia de acampamento pelo Presidente Lula.

Isso ocorreu devido à dificuldade que existe na homologação dessas terras indígenas. O presidente afirmou que o processo exige tempo

 ‘’Tem que passar por muitas mãos. Mas a gente vai trabalhar muito para fazer a demarcação do maior número possível de terras indígenas. Não só porque é um direito de vocês, mas porque se a gente quer chegar até 2030 com o desmatamento zero na Amazônia, vamos precisar de vocês como guardiões da promessa”

Por Pedro José Santana

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress