Em um um momento crucial para o meio ambiente e o desenvolvimento urbano, os prefeitos eleitos de nove cidades goianas do Entorno do Distrito Federal (Águas Lindas de Goiás, Cidade Oicdental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) destacaram, em seus planos de governo, iniciativas para sustentabilidade e preservação ambiental.

O único a não entrar nessa lista foi o prefeito eleito do município de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), que não incluiu iniciativas específicas para o meio ambiente em sua plataforma.
A cidade de Águas Lindas de Goiás, o prefeito eleito Dr. Lucas (União Brasil) destacou uma proposta de revisão do Plano Diretor para assegurar um crescimento ordenado e sustentável, além do projeto “EcoCidade”, com foco na sustentabilidade urbana e na educação ambiental.
Na Cidade Ocidental, o prefeito eleito Lulinha (PP) citou o compromisso em implantar no aterro sanitário a usina de resíduo da construção civil e a coleta seletiva, além de incentivar o uso de energias renováveis.
Já em Cristalina, o prefeito eleito Dr. Luis Otávio (PL) prometeu a criação do Programa “Cristalina Limpa”, que visa manter a cidade livre de lixo e promover a separação do lixo. A recuperação de áreas de nascentes e a arborização de espaços públicos também são prioridades em seu governo.
Em Formosa, Simone Ribeiro (PL) propôs uma série de ações sob o slogan “Formosa do Futuro”, incluindo a criação de um plano municipal para o tratamento de resíduos sólidos e a preservação de nascentes, enquanto, em Luziânia, Diego Sorgatto (União) foca na modernização do sistema de limpeza urbana e no incentivo à coleta seletiva.
Em Planaltina, o Delegado Cristiomário (PP) está com foco na criação de programas de reciclagem e coleta seletiva, na manutenção de áreas verdes e na educação ambiental nas escolas.
Em Santo Antônio do Descoberto, Jessica do Premium (União) propôs a construção de um aterro sanitário para destinação adequada de resíduos e a criação de um parque ecológico, além de incentivar a reciclagem nas escolas e na comunidade.
Já em Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB) pretende implantar planos de gestão de resíduos sólidos e ampliar a coleta seletiva, promovendo campanhas educativas para mobilizar a população em prol da separação do lixo.
Por Ana Tominaga
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira