Sally Rooney, autora de “Pessoas Normais”, lança novo livro que aborda o luto

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A escritora irlandesa Sally Rooney, de “Pessoas Normais”, lançou recentemente o novo livro, Intermezzo, pela Companhia das Letras, e com tradução de Débora Landsberg.

O trabalho aborda a vida de Peter e Ivan Koubek, irmãos com 10 anos de diferença, que não poderiam ser mais diferentes, tentando seguir a vida após a morte do pai.

Luto e amor

Peter é advogado e está na faixa dos trinta anos, bem-sucedido, competente e parece ser invencível. Mas logo depois da morte do pai, ele passa a tomar remédios para dormir e a sentir dificuldade de administrar a relação com duas mulheres bem diferentes, Sylvia, seu primeiro amor, e Naomi, uma universitária para quem a vida é uma grande brincadeira.

Já Ivan tem 22 anos e é jogador de xadrez. Sempre se considerou um rapaz que não tem muito traquejo social, um solitário, o contrário do irmão mais velho e fútil, segundo ele.

Nas primeiras semanas do luto, ele conhece Margaret, uma mulher mais velha que está deixando para trás um passado turbulento, e a história dos dois logo se entrelaça.

Descobertas

Para os dois irmãos que enfrentam o luto, e as pessoas que eles amam, esse é um novo intermezzo, um interlúdio de desejo, desespero e possibilidades, uma oportunidade de descobrirem o que uma vida pode conter sem se quebrar.

Uma das características dessa autora é a de como ela cria os personagens, reais até demais, dois irmãos diferentes enfrentando o luto de formas diferentes dada as relações que tinham com o pai.

É perceptível também como Ivan e Peter tem pontos de vista completamente diferentes, onde foram criados pelas mesmas pessoas, mas em épocas diferentes.

Com o passar do livro você começa a entender os personagens e o porquê deles tomarem cada decisão, observa eles amadurecendo e continuando a vida após a perda e vê eles se questionando até que ponto vão só aceitar o que acontece com eles e quando eles vão fazer alguma coisa.

Sem travessões

Seguindo o estilo de escrita da Rooney, o livro não tem aspas, nem travessões. Em uma entrevista para a STET, em 2018, ela disse que não vê uso para eles e como é escrito em primeira pessoa, o texto todo seria uma fala.

Com isso, Sally também escreve parágrafos enormes, em alguns casos, ocupando uma página inteira ou até mais de texto corrido, tornando a leitura um pouco cansativa. Mas não a torna ruim.

Intermezzo é uma história comovente sobre luto, amor e família. Ele nos faz pensar o quanto conseguimos aguentar sem quebrar. 

Por Isabela Domanico

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress