A decisão do Campeonato Candango, que acontece neste sábado, 29, no Mané Garrincha, terá segurança reforçada em todo o DF para garantir a proteção dos torcedores durante a final.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou à Agência CEUB que elaborou o planejamento da partida com a participação de instituições, órgãos e agências (IOAs) nos eixos de segurança pública, mobilidade, fiscalização e prestação de serviços públicos.

Amplo efetivo
De acordo com a SSP/DF, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) aumentará o efetivo de policiamento ostensivo, com tropas especializadas em prontidão para atuar conforme a necessidade.
A ação também incluirá o combate às atividades irregulares de ambulantes, com o apoio da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), para garantir maior mobilidade e segurança antes e após o jogo.
Confira sobre a Final do Candangão
A intenção é garantir mais mobilidade e segurança para os torcedores antes e depois do jogo.
Além disso, o Detran-DF, junto à PMDF, será responsável pela fiscalização dos estacionamentos na área central, seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Policiamento em todo DF
O reforço policial também será ampliado para as vias S1 e N1, Parque da Cidade, Estação Rodoviária de Brasília (ERB) e estações de metrô.
Além das tropas especializadas, o efetivo contará com policiais que estão no Curso de Formação de Praças (CFP) e agentes do Serviço Voluntário Gratificado (SVG).
Por outro lado, o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) fará o monitoramento da área central por meio de videomonitoramento, atuando de forma integrada com 31 órgãos locais e federais.
Torcidas organizadas
A Polícia Militar também realizará a escolta das torcidas organizadas, evitando possíveis confrontos nos deslocamentos e pontos de concentração.
Além disso, a SSP/DF monitorará qualquer atividade relacionada a crimes de intolerância, inclusive nas redes sociais.

Proibições para o confronto
Conforme a SSP/DF, será proibido portar objetos que possam gerar fogo, calor ou fumaça, incluindo sinalizadores e fogos de artifício.
Além disso, não serão aceitos capacetes, garrafas e copos de vidro, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros eletrônicos e materiais perfurocortantes.
Cartazes, bandeiras e quaisquer símbolos que contenham mensagens ofensivas ou discriminatórias também estão vetados.
Plantão para emergências
Para ocorrências durante o evento, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) terá plantões nas delegacias locais para atender qualquer ocorrência envolvendo torcedores.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) , por sua vez, vai contar com equipes especializadas na prevenção e combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e socorro de urgência.
Por Mateus Péres
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira