O Brasiliense e o Anápolis empataram no Serejão por 2 a 2 no fim de tarde deste sábado (13), pela série D do Brasileirão.
O Anápolis fez 2 a 0 no primeiro tempo com gols de Gabriel (contra) e Fábio, mas os donos da casa buscaram o empate na segunda etapa com dois de Tobinha.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/05/IMG-20230513-WA00531-1024x901.jpg)
Com um ponto conquistado, os times se mantêm igualados a União Rondonópolis e Ceilândia na tabela do grupo 5 com 4 pontos cada.
Pelo saldo de pontos, o Ceilândia lidera, enquanto o Brasiliense se mantém na segunda colocação e o Anápolis permanece em quarto.
Jogo às escuras
A partida desta tarde no Serejão ficou às escuras para os torcedores brasilienses e goianos que quisessem acompanhar as equipes.
Sem transmissão com imagens devido a imbróglio da CBF, que ainda não definiu onde os jogos da Série D deste ano serão demitidos.
Sem nenhuma empresa para comprar os direitos de transmissão e com confederação proibindo as equipes de transmitir em seus próprios veículos, a única maneira de acompanhar o campeonato vem sendo no estádio.
Essa opção, porém, não vem sendo possível para os torcedores do Brasiliense. A equipe foi punida por invasões da torcida em campo após a eliminação na edição passada para o Nova Venécia-ES.
Com portões fechados e sem imagens, os fãs do Jacaré tiveram que se contentar com transmissões de rádio e tempos reais em websites.
O Brasiliense ainda jogará de portões fechados no dia 4/6 contra o Ceilândia, antes de receber sua torcida novamente para o confronto contra o Iporá-GO no dia 11 de Junho.
Vantagem dos goianos
O Brasiliense foi surpreendido no Serejão com o Anápolis se impondo desde o início.
O goleiro Ravel trabalhou bastante desde o início e evitou gols da equipe goiana. O esforço do goleiro foi em vão quando os visitantes subiram pela esquerda com Marcelinho, que cruzou para a área e o zagueiro Gabriel bateu contra a própria meta, colocando o Brasiliense em desvantagem.
Os goianos ampliaram a vantagem pouco depois na sequência de uma bomba de fora da área do capitão Stefano, que atingiu o travessão. A bola ficou em disputa na área e após defesa de Ravel, Fábio aproveitou o rebote para marcar o segundo.
O Brasiliense tentou reagir com o artilheiro Hernane Brocador, que achou espaço na área adversária e de cabeça assustou o goleiro Wellerson, que fez boa defesa.
O Jacaré seguiu tentando reagir e em rebote de Wellerson, Tobinha tentou a finalização dentro da área mas foi assinalado o impedimento.
Reação brasiliense
Na volta para o segundo tempo o Anápolis quase achou o terceiro em levantamento na área que resultou em cabeçada perigosa passando ao lado esquerdo do gol de Ravel. O empate quase veio em jogada de Joãozinho pela esquerda, que cruzou e a bola resvalou no defensor Fábio antes de sobrar para Tobinha sem goleiro, mas o atacante brasiliense cabeceou para fora.
Um choque de cabeça dentro da área entre Tobinha e Rafael assustou as equipes, com o zagueiro goiano precisando de atendimento médico, mas os dois conseguiram voltar ao jogo. Pouco depois o lateral Andrezinho subiu em tabela com Dandan e conseguiu criar boa jogada para os donos da casa, mas Wellerson defendeu.
A grande jogada do Brasiliense veio aos 32 do segundo tempo, quando jogada pela direita achou João Marcelo, que havia acabado de entrar, para bater cruzado e achar Tobinha, de carrinho, empurrando para o gol.
O Anápolis quase respondeu em seguida com o capitão Stefano, que recebeu na entrada da área e bateu rasteiro para a defesa em dois tempos de Ravel.
O Jacaré seguiu insistindo e uma sequência de finalizações dentro da área goiana achou novamente Tobinha, em rebote, com espaço para dominar e estufar o fundo das redes.
Pouco depois, o capitão Zotti quase virou a partida em bonita cobrança de falta, que beijou a trave de Wellerson.
Nos acréscimos, o ímpeto da equipe diminuiu e o empate foi aceito. Com um tempo de jogo dominado por cada equipe, as duas saírem do Serejão com um ponto pareceu o resultado mais justo.
A sequência dos times
Depois do empate, o Brasiliense agora parte para sequência de duas partidas seguidas fora de casa. A primeira será em Porto Nacional-TO no próximo sábado (20) contra o Interporto.
O Jacaré segue na região Norte do país rumo a Ariquemes-RO para enfrentar o Real Ariquemes no dia 28. O Anápolis volta para Goiás com um ponto na bagagem para enfrentar em casa o também goiano Iporá no dia 20.
Ficha Técnica:
Campeonato Brasileiro Série D – 2ª rodada
Brasiliense x Anápolis
13/05/2023 – Estádio Elmo Serejo Farias – Taguatinga, DF
Gols:
Gabriel (contra) – Anapolis
Fábio – Anápolis
Tobinha – Brasiliense
Tobinha – Brasiliense
Árbitro: José Woshington da Silva – PE
Árbitro Assistente 1: David Sousa Santana – DF
Árbitro Assistente 2: Cassia Franca de Souza – DF
Quarto Árbitro: Luiz Paulo da Silva Aniceto – DF
Analista de Campo: Geufran Almeida de Oliveira – DF
Brasiliense: Ravel; Andrezinho (João Marcelo), Gustavo Henrique, Gabriel, Felipe Alves; Aldo (Radames), Lila, Bruno Cosendey (Zotti); Luquinhas (Joãozinho), Tobinha, Hernane Brocador (Dandan)
Técnico: Roberto Cavalo
Anapolis: Wellerson; Fabio, Tiburcio (Renan), Rafael, Hulk; Vinicius (Douglas), Stefano, Marcelinho (Alef), Laion; Vitor Hugo (Renan), Vandinho (Bruninho)
Técnico: Luís Carlos Winck
Por Henrique Sucena (texto) e Marcelo Hendricks (imagem)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira