O destino dos dois representantes do DF na Série D foi decidido no último sábado (5/8). A equipe que garantiu a classificação para as oitavas de final foi o Ceilândia, após vencer o Vitória (ES) por 3 a 0 no Abadião. Enquanto isso, o time do Brasiliense foi eliminado na segunda fase pelo Athletic – MG, o Jacaré perdeu o jogo de ida no DF por 2 a 0 e somente empatou sem gols na volta em Minas Gerais.
No dia mais seco de Brasília no ano, a torcida do Gato Preto transformou o Abadião em um verdadeiro caldeirão. O público lotou as arquibancadas do estádio na Ceilândia e somaram mais de duas mil vozes que foram o gás extra para o time dentro de campo.
Leia mais sobre o Ceilândia na Série D

Os alvinegros precisavam reverter o placar negativo que teve com a derrota no jogo de ida por 1 a 0 no Espírito Santo. O elenco que teve uma das melhores campanhas na competição fez valer o favoritismo e venceu o Vitória (ES) por 3 a 0.
Barcos no gol
Logo no primeiro tempo, Barcos marcou duas vezes. O primeiro triunfo do atacante surgiu após bela jogada de Romarinho que limpou a defesa e encontrou o camisa 15 livre para abrir o placar.
Aquele placar empatou a disputa no agregado, mesmo assim, o Ceilândia manteve o domínio do jogo.
Após cobrança de escanteio, o atacante Barcos conseguiu saltar livre de marcação e encerrou a primeira etapa com o Ceilândia na vantagem por 1 gol de diferença, fechando a etapa inicial com 2×0 no placar.

Durante a segunda etapa, o domínio do jogo ficou bem dividida entre as duas equipes. O Vitória levou perigo nas jogadas aéreas e em cobranças de falta. O Ceilândia buscou mais os contra ataques.
O Gato Preto ainda marcou mais um, aos 41 minutos, Felipe Clemente recebeu um belo passe na entrada da área e finalizou no canto para fechar o placar da segunda etapa.

Caminho pro acesso
O Ceilândia enfrentará o Caxias nas oitavas de final da Série D. A partida de ida acontece no Rio Grande do Sul, o Gato Preto decide em casa na semana seguinte. O principal destaque da equipe gaúcha é o artilheiro Eron, que já tem 12 gols nos 16 jogos disputados.
As datas do confronto ainda não foram definidas, porém, tem previsão de início para o dia 12. Os semifinalistas da competição garantem o acesso para a Série C de 2024.
Por Pedro Santana (texto e fotos)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira