Espetáculo “O Rinoceronte” discute cultura de ódio em apresentações gratuitas na Ceilândia

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Dos dias 28 a 30 de abril, o Sesc Ceilândia recebe a Agrupação Teatral Amacaca (ATA), com o espetáculo O Rinoceronte, de Hugo Rodas.

A peça é uma adaptação da famosa obra do Teatro do Absurdo, de Eugene Ionesco, de 1956 e apresenta discussões sobre a cultura do ódio e traça paralelo com os dias atuais.

Foto: Reprodução/Grupo Teatral Amacaca

O Rinoceronte é uma metáfora do “efeito manada”, onde indivíduos de uma determinada sociedade vivem um contexto de epidemia que a leva ao colapso.

Os habitantes desta cidade criada por Ionesco são assolados pela ‘Rinocerite’ que os transformam subitamente em Rinocerontes, animais quase cegos, grandes e grotescos, caracterizados por sua força violenta.

Escrita pós-segunda Guerra Mundial, a peça é uma reflexão de como ideais fascistas adoecem um povo e os cegam. 

A entrada é franca, e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla: O Rinoceronte em Brasília – 2023 – Sympla 

O RINOCERONTE

Uma cidade pacata, que poderia ser em qualquer lugar do planeta, onde nada de extraordinário acontece, é transformada completamente pela passagem de um rinoceronte. Sem entenderem a procedência do paquiderme, as pessoas começam a entrar em conflito, enquanto a fera se prolifera incontrolável e misteriosamente.

Aos poucos, começam a se dar conta de que são os próprios vizinhos, colegas e familiares que estão se transformando em rinocerontes, como uma epidemia. Todos são afetados, um a um. São cooptados a se tornarem feras, seja por violência, contágio, sedução, ou simples desistência. Apenas um homem irá resistir.

“O Rinoceronte” apresenta o horror atemporal do que Ionesco chamou de histeria coletiva. Escrita em 1959, na França, a peça é tida como uma parábola à invasão do fascismo na Europa e ao pensamento de massa que seguiu assombrando a sociedade, ainda no período pós-guerra.

Ódio

No entanto, a sensação de angústia metafísica pelo absurdo da condição humana, continua presente, como se vivêssemos um eterno pós-guerra; ou uma guerra sem fim.

Neste cenário de tanta transformação no mundo, o texto permanece aberto para novas e surpreendentes interpretações, tão atual como uma notícia de jornal.

Reprodução/Instagram

SERVIÇO

Espetáculo O Rinoceronte

Onde: Sesc Ceilândia

Quando:

Sexta – 28/04 – 20h – Para escolas públicas do DF e Entorno

Sábado – 29/04 – 20h – Aberta ao público – Com tradução simultânea em libras

Domingo – 30/04 – 20h – Aberta ao público

Quanto: Gratuito

Ingressos pelo Sympla: O Rinoceronte em Brasília – 2023 – Sympla 

Classificação: 14 anos

Mais informações: https://www.instagram.com/agrupacaoteatralamacaca/

Por: Fabio Nakashima

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress