O Flamengo venceu por 3 a 1 a equipe do Brasília, nesta sexta-feira, 22, no último jogo das equipes na fase classificatória, que aconteceu no Sesi de Taguatinga. As parciais do jogo foram 12/25, 13/25, 25/21 e 21/25. Com o apoio dos 17 pontos da ponteira Helena, maior pontuadora da partida, o Flamengo se consolidou na liderança na Superliga Feminina de Vôlei e agora enfrenta o Barueri Volleybal Club nas quartas de final .
“Todas as partidas são importantes para a gente, o campeonato inteiro, então a gente se dedicou muito, treinamos muito, estudamos os adversários que a gente ia jogar e conseguimos fazer o nosso dentro de quadra e garantir a liderança.” disse a maior pontuadora do jogo, Helena.
Já a equipe do Brasília se despede da atual edição na décima colocação, com 22 pontos, três a menos do que o oitavo lugar, a última equipe que se classifica para o mata-mata. Em entrevista exclusiva a Agência Ceub, o técnico da equipe, Ângelo Vercesi, falou o que causou a eliminação do time.
” A gente fez um trabalho de sete meses, um trabalho curto, porém o primeiro turno pecou muito para nós, a gente teve muitas lesões e muito aprendizado de filosofia de trabalho, a ser assimilada”.

Flamengo na frente
No início do primeiro set, o jogo começou bem disputado não só dentro como fora de quadra, com o apoio das torcidas. A equipe do Brasília acompanhava a pontuação do jogo e não se distanciava, mas com o decorrer do set a vantagem do Flamengo aumentava. Com um início melhor do que o final, a equipe do DF via a distância aumentar a cada bola convertida pelas suas rivais até que não foi mais capaz de alcançar.
Primeiro Set: Brasília 12 x 25 Flamengo
Cenário diferente, resultado igual
No segundo set, a equipe do Brasília se saiu melhor do que no primeiro. Aquela disputa que pouco durou na primeira parte do jogo, na segunda foi maior. Foram vistos ralys, antes raros na partidas e uma distância que dava vantagem para os rubro-negros, mas mantinha as donas da casa vivas na partida.As equipes trocavam bolas até a parcial de 18 a 11, porém, desse ponto em diante, o Flamengo fez sete pontos e seus rivais fizeram apenas dois, um cenário diferente mas com um final igual.
Segundo set: Brasília 13 x 25 Flamengo
Um novo jogo
No terceiro set, um novo jogo se iniciou. A equipe do Brasília fez coisas que antes não tinha feito, e liderou por boa parte do tempo. Logo de cara, o time da casa abriu 8 x 1, e aqueles pontos que já não eram tão comemorados, voltavam a ser gritados com o sabor da disputa. O Flamengo até chegou a virar, quando fez 12 x 10, mas o cenário já estava escrito e as pequenas felicidades de cada ponto se transformaram na alegria da primeira vitória do DF na partida.
Terceiro set: Brasília 25 x 21 Flamengo
O fim
O quarto set foi o mais disputado da partida e isso dá devido a alguns fatores, o primeiro deles é que a maior diferença de pontuação entre as equipes foi de quatro pontos. Além disso, ocorreram cinco trocas de liderança, a maior marca da partida. A última dessas mudanças aconteceu quando o Flamengo reassumiu a ponta após fazer 18 a 17 e então não a largar mais. A partida acabou e junto dela o Brasília foi eliminado, o fim do jogo e da temporada para a equipe do DF.
Quarto set: Brasília 21 x 25 Flamengo
Por João Pedro Carvalho, Leonardo Rodrigues e Marcello Hendriks