Temáticas relacionadas à produção comercial consciente e ao desenvolvimento social foram discutidas durante a palestra “Sustentabilidade ambiental e a atuação profissional dos futuros graduados”, realizada no 2º Encontro de Extensão do UniCEUB. No encontro, a bióloga e professora de ciências biológicas Andrea Libano destacou a importância da preservação de recursos naturais para gerações futuras, além da utilização de métodos menos impactantes na fabricação de produtos.

Para a professora, o exercício consciente de produção está presente no cotidiano da sociedade uma vez que todo consumo de materiais industrializados causam modificações no meio-ambiente. “A sustentabilidade é um ponto muito mais longo. Ela está no detalhe, no dia-a-dia. Porque, por exemplo, eu tenho que retirar o material de algum lugar, seja qual for ele”, destaca Andrea Libano.
A docente enfatizou a necessidade da elaboração de práticas sustentáveis que estejam de acordo com processos de inclusão coletiva. “O mais importante de todo e qualquer pensamento em termos de sustentabilidade, é pensar na questão social. Sobre como é que eu faço produtos que atendam as pessoas, que gerem baixos impactos ambientais, inclusão e qualidade de vida.”
A mestre em botânica também ressaltou que o descarte de objetos comercializados deve ser planejado antes mesmo da aquisição. “Quando eu vou optar por um produto, tenho que pensar qual é a maneira mais fácil de me desfazer dele, do ponto de vista ambiental. Dele ser degradado ou reaproveitado.”
Por João Paulo de Brito
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira