O documentário Terra de Fascinação, da estudante de jornalismo Carolina Sousa, explora a relação de trabalhadores rurais com a terra em um acampamento no Gama, Distrito Federal. Ela conheceu o lugar, segundo explica, por ter feito uma reportagem para o jornal laboratório da faculdade. A diretora do documentário conta que a iniciativa partiu da vontade de dar voz aos moradores do acampamento. “Por mais que a gente tenha conseguido fazer um trabalho em texto, eu senti que o que eu podia fazer ali ainda não tinha sido esgotado. Eu achava que meu trabalho como jornalista poderia se estender muito mais para tentar ajudar essas pessoas”, disse.
Confira aqui a matéria produzida para o Jornal Esquina.

De acordo com a estudante, a maior dificuldade do processo de produção estava relacionada a trazer diferentes aspectos da realidade em um curta. “Por mais que um documentário não seja o retrato da realidade, a gente sempre tenta se manter fiel. Então acho que essa foi a maior dificuldade, conseguir fazer jus à luta deles”, contou.

Depois de finalizado, o filme trouxe para a diretora muito mais que realização profissional. Os relatos dos trabalhadores atingiram uma camada bem mais profunda: a transformação pessoal. “Nessa correria do dia, essa ganância que a gente tem, a gente sempre acaba querendo muito mais e eles mostram que a gente precisa de coisas bem mais simples”. E finaliza: “eu estou louca para voltar lá porque eu acho que o que eu ganhei mesmo foram amigos. O documentário não é meu, o documentário é deles”.
Assista o filme na íntegra: