O escritor Tiago Valente de 24 anos, tem graduação e mestrado em letras. O pesquisador descobriu um caminho revolucionário para os seus escritos.
Hoje, ele é booktoker com mais de 400 mil seguidores no Tiktok e mais de 50 mil no Instagram. Ele produz conteúdos para o Tiktok desde 2018, quando a plataforma ainda não era conhecida, fazendo outros tipos de vídeos e em 2020 começou a fazer vídeos de livros e gostou muito da repercussão que os vídeos tinham.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/10/Bienal-768x1024.jpeg)
Ele via pessoas criando perfis para falar de livros, pessoas lendo os livros que ele indicava e lendo livros por causa dessa repercussão que os vídeos têm.
Com toda essa repercussão, as editoras começaram a prestar mais atenção nas redes e mais livros conseguem vir para o Brasil e as editoras também prestaram mais atenção no que estava repercutindo mais, e em quem estava fazendo esses livros repercutirem mais.
E isso dá mais atenção para os livros nacionais, como Um milhão de finais felizes, do Victor Martins, que segundo ele é o próximo clássico da literatura jovem.
Instável
Tiago também falou que ele não se vê sem a arte e ela é muito importante pra ele e quando ele produz um vídeo sobre um livro, tenta transmitir o que ele sentiu lendo e gosta de produzir conteúdo e quer continuar por muito tempo, mas sabe que talvez tenha que se reinventar ao longo da carreira, porque a internet é um lugar instável que consiste em mudanças o tempo todo, mas que sempre vai ter um espaço nela para quem fizer com o próprio coração.
Ele deu dicas para as pessoas que estão recentemente entrando nesse mundo das Booksredes, de não fazer as coisas só porque estão na moda, o principal pra fazer conteúdo é fazer ele do fundo do coração.
De alguns livros que ele indicou durante a palestra foram: Mentirosos da E. Lockhart que é um dos livros favoritos dele, Caraval, da Stephanie Garber, Foi assim que tudo explodiu de Arvin Ahmadi, Heartstopper de Alice Oseman, Arlindo da Ilustralu, Vida Nostra dos Maryna and Serhiy Dyachenko, As possuídas da Ira Levin e muitos outros que você pode encontrar no perfil dele.
Leia mais reportagens sobre a bienal
Por Isabela Domanico (texto e foto)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira