Trabalhos jornalísticos desenvolvidos por estudantes do Centro Universitário de Brasília (CEUB), com orientação de professores do curso de Comunicação Social, conquistaram 10 prêmios na etapa Centro-Oeste do Prêmio Expocom, um dos mais importantes reconhecimentos da produção acadêmica em comunicação no Brasil.

A edição regional deste ano foi realizada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS).
O CEUB teve um desempenho expressivo, com 28 trabalhos finalistas.
As 10 vitórias em jornalismo representaram a maior quantidade de troféus entre todas as instituições de ensino superior.

Agora, os alunos premiados se preparam para representar a instituição na fase nacional do congresso, que acontece nesta semana, na cidade de Vitória (ES), no campus da FAESA.
O evento é promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o país, sendo considerado o maior congresso de comunicação da América Latina.
Categorias em que o CEUB foi premiado e segue para etapa nacional:
- Agência Escola de Jornalismo – Agência Ceub
- Revista-laboratório – Revistas Esquina (“Uma multidão em versos e prosas” e “Silêncio na cidade não se escuta”
- Reportagem em Jornalismo Impresso – Reportagem sobre doenças raras
- Produção em Fotojornalismo – Série sobre o Acampamento Indígena
- Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo – Rádio Esquina
- Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo – Telejornal Esquina
- Reportagem em Vídeo/Telejornalismo – “De Braçada” que conta sobre a história da nadadora Larissa Nakabayashi Rossi Langamer
- Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão – Documentário “Entre arquivos e lembranças” sobre educador Carlos Mota
- Produção em Jornalismo Literário – Perfil sobre educadora em Pernambuco
- Produção Multimídia – Podcast sobre saúde mental e burnout
Todos os projetos vencedores passaram por processos colaborativos de construção, com orientação de professores em disciplinas regulares e projetos de extensão, como a Agência de Notícias CEUB e o Birô de Criação, refletindo uma formação que valoriza tanto os fundamentos teóricos quanto a aplicação prática.
A equipe de orientação dos trabalhos contou ainda com o suporte do coordenador dos cursos de comunicação, Bruno Nalon, e dos professores André Ramos, Gilberto Costa, Isa Stacciarini, Katrine Boaventura, Lourenço Cardoso, Luiz Claudio Ferreira, Mônica Prado e Vivaldo de Sousa.
Texto: Da Redação da Agência Ceub