O UniCEUB/BRB/Brasília enfrentará, nesta quinta feira, a equipe do San Martin Corrientes da Argentina, pela grande final da Liga Sul-Americana 2015. A decisão será disputada em uma serie melhor de três, com inicio em território brasileiro. O segundo jogo será na argentina e o terceiro, se necessário, também será na casa dos Hermanos, por possuírem melhor campanha em comparação a equipe brasiliense.
Para os candangos, a final da competição não é uma novidade, pois carregam na bagagem o bicampeonato do torneio, nas temporadas 2010/2011 e 2013. Entretanto, a equipe valoriza muito o campeonato, como explicou o ala Arthur, que disse se tratar de um titulo importante na historia de qualquer clube. “Estamos ansiosos e empolgados para chegar logo, por mais que não seja uma coisa nova, é um jogo importante, tanto para a instituição quanto para a equipe para o nosso inicio de temporada”.
Do outro lado, o San Martín é dono da melhor campanha do torneio e está invicto até então. Na primeira fase, saiu em primeiro no Grupo A, realizado em Mogi das Cruzes (SP). Para o técnico José Vidal, os 100% de aproveitamento do adversário é sinônimo de atenção, mas ele acredita que a equipe está preparada para levar mais um titulo da competição. Porém, para que isso aconteça, o treinador vê a partida em casa como imprescindível para o resultado. “É determinante, sabemos que se perder aqui, muito difícil revertermos com dois jogos fora de casa. Jogamos lá duas vezes, sabemos como é complicado. Torcida sempre presente, cidade que respira basquete, além do calor e da grande umidade”.
O time candango foi líder do grupo C na fase classificatória, sediada em Santiago, no Chile. Na fase semifinal, em Montevidéu no Uruguai, alcançou a final depois de três com três vitórias, deixando para trás times tradicionais da competição, como Obras Sanitárias e Quilmes, ambos clubes argentinos.
A partida está marcada para as 20h15, no ginásio da ASCEB. Já o segundo jogo, será no dia 9, no mesmo horário, em Corrientes na Argentina.
Por Felipe Oliveira
Foto: Brito Junior