O Vasco da Gama (RJ) venceu o Minas (MG) por 92 a 90, na Arena BRB Nilson Nelson, no fim de tarde desta terça-feira (1º). Os times disputaram a primeira colocação do Grupo B do Torneio de Abertura NBB.
O destaque individual da partida foi o ala Marquinhos, que terminou a partida como cestinha com 16 importantes pontos e 3 assistências.
Com a vitória, o Vasco espera o vencedor do confronto entre Botafogo e Brasília para a confirmação de seu adversário na semi final.
Segundo colocado do Grupo B, o Minas enfrentará o Flamengo, time que ficou em primeiro no Grupo A. Quem perder entre Botafogo e Brasília disputará uma partida pela quinta colocação do campeonato contra o Caxias do Sul, último colocado do Grupo B.
De três
Eddy, “É de três”, fez juz ao apelido e acertou cinco bolas de 3 no jogo, metade dos acertos da equipe do Vasco. “A gente sabe a dificuldade da NBB e o torneio preparatório não poderia ser diferente, acho que essa vitória é só mais uma prova do que será o Vasco na competição”, diz Eddy.
Já pelo lado do Minas, o pivô Wini, maior reboteiro da partida, disse que o time tira lições positivas do jogo. “Foi um confronto difícil, mas é começo de temporada, ainda temos muita coisa para consertar. Fizemos coisas boas e ruins, agora é consertar os erros e não esquentar a cabeça para chegarmos melhores no próximo jogo”.

Domínio mineiro
A equipe do Minas teve um início avassalador em relação ao Vasco, dominaram a primeira metade do quarto tanto na parte ofensiva, quanto na fase defensiva, aproveitando os diversos erros da equipe cruzmaltina. Os erros, aliás, têm um motivo claro: o mau entrosamento, comum em começos de temporada.
Após a primeira parada técnica do jogo, solicitada pelo técnico vascaíno Leonardo Figueiró, o Vasco entrou de fato no jogo. Os testes nas substituições surtiram efeito e a equipe chegou perto de superar uma desvantagem que antes era de 15 pontos..
Primeiro quarto: Vasco da Gama 23 x 28 Minas
Virada vascaína
O desespero foi implantado na equipe de Belo Horizonte, eles sentiram a pressão do time do Vasco que cada vez mais chegou perto de virar o placar. A disputa por essa vantagem começou a ficar acirrada e o equilíbrio da partida foi estabelecido.
Com um Vasco recuperado e um Minas focado novamente, essa continuou sendo a sina do segundo quarto, jogo de ataque contra ataque e defesa contra defesa em uma disputa de viradas. O veterano Marquinhos utilizou sua experiência para garantir que o Gigante da Colina fosse para o intervalo com a vantagem.
Segundo quarto: Vasco da Gama 48 x 45 Minas

Minas piora e Vasco melhora
O Vasco voltou do intervalo mais concentrado na partida, a paciência da equipe era nítida com passes em cada mão. A oscilação do Minas deu espaço à equipe cruzmaltina para abrir e cadenciar uma folga no placar. Assim, as ações do terceiro quarto tiveram controle completo dos vascaínos que, com a presença de sua fiel torcida, fizeram cada cesta com euforia e respeitaram o adversário em cada ponto.
Terceiro quarto: Vasco da Gama 73 x 63 Minas
Até o minuto final
A equipe do Minas se encontrou na mesma situação que o Vasco estava no primeiro quarto: uma larga diferença no placar e o emocional desestabilizado. Mas como profissionais, foram atrás. Mesmo na adversidade não desistiram da partida.
Leonardo Figueiró viu a equipe do MInas crescer após queda do time vascaíno e fez rápidas modificações para o desespero no minuto final. Porém, o time de Minas Gerais conseguiu alcançar o empate no placar. Empate, aliás, que de nada adiantou. A defesa do Vasco seguiu cada fala do técnico e Paulichi fechou a contagem com uma bandeja nos segundos finais.
Final de jogo: Vasco da Gama 92 x 90 Minas
Próximos jogos
- 01/10: (Terça-feira) 19h45 – Botafogo x Brasília.
- 03/10: (Quinta-feira) 15h15 – 3º de A x 3º de B; 17h30 – 1º de A x 2º de B – Semifinal 1; 19h45 – 1º de B x 2º de A – Semifinal 2.
- 04/10 (Sexta-feira) 15h15 – 3º de A x 3º de B – Disputa do quinto lugar; 17h30 – Perdedores das semifinais – Disputa de terceiro lugar; 19h45 – Vencedores das semifinais – Final.
Por Diller Abreu
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira