Trabalhadores devem estar mais adaptáveis às novidades, dizem especialistas

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Com os avanços tecnológicos e o aumento da competitividade, o mercado de trabalho pode parecer um território desafiador para quem está começando.

Em uma roda de conversa realizada nesta quinta-feira (3), no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), os professores do curso de administração Fabrícia Faleiros, Carolina Scott, Abner Belém e Larissa Pinheiro discutiram os desafios e as oportunidades que o mercado apresenta para quem está se preparando para ingressar nele.

Sentados a mesa estão os professores Abner Belém, Fabrícia Faleiros, Larissa Pinheiro e Carolina Scott.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, os especialistas destacaram que, atualmente, possuir apenas uma graduação pode não ser mais o suficiente.

“O mercado precisa de adaptabilidade. É preciso buscar multidisciplinaridades para que esse movimento aconteça”, ressaltou Larissa Pinheiro, destacando a importância de desenvolver habilidades variadas que possam diferenciar os profissionais.

Confira a entrevista com os palestrantes

Carolina Scott abriu o evento compartilhando seus desafios para a formação profissional.

A professora explica que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, seja ele local ou até internacional.

Scott ressalta também a importância de tirar proveito de sua graduação. Não é sobre a graduação, mas é sobre é extrair dessa oportunidade o melhor para montar o Persona profissional de vocês”.

Para Abner Belém, que compartilhou sua própria experiência acadêmica, é importante se envolver em diversas atividades na faculdade, como monitorias e tutorias, além de construir redes de relacionamento que podem ser valiosas no futuro.

“Eu fui me jogando e botando a cara em tudo que era possível. Aproveitem a faculdade o máximo que vocês conseguirem. Se você está só recebendo conteúdo passivamente todo dia, você vai se formar em quatro anos e no final vai estar com aquela sensação de ‘e agora?”, destacou o pesquisador.

Estresse

No entanto, Abner também chamou a atenção para a importância de cuidar da saúde mental.

Aos 22 anos, o professor sofreu burnout devido ao excesso de trabalho e estresse. “Falar ‘não’ é muito difícil. Nossa geração se cobra muito, mas não deixem isso chegar a esse ponto. Cuidem da saúde mental”, alertou, destacando a necessidade de equilíbrio entre o sucesso profissional e o bem-estar pessoal.

Questionado por um aluno, Abner conta sobre as hard skills e soft skills. Ele explica que as hard skills são habilidades que aquele competindo por uma vaga apresenta como um a mais em seu currículo como especializações em programação, excel e outros instrumentos, porém, conta que são habilidades que podem ser adquiridas por qualquer um por meio do estudo.

Então, ele enaltece as soft skills como aquelas habilidades interpessoais que diferenciam as pessoas. Abner aponta estas como as competências mais importantes para o mercado de trabalho, que lhe tornam único e consequentemente dá mais destaque aos olhos dos contratantes.

Passada a palavra para a professora Fabrícia, o assunto em pauta foi a pós-graduação.

Muitos alunos consideram uma formação extra algo “desnecessário”, porém, a especialista conta como uma maior visão da área de trabalho pode contribuir para que o indivíduo se destaque no seu meio. “Sem ter uma visão ampla do mercado, você não avança nele. É uma habilidade necessária para sobreviver nele”.

Por fim, a professora evidencia que, em uma entrevista de emprego, sua graduação pouco vale diante a concorrência que tiver no currículo, especializações e experiências profissionais. Ela explica que com isso, aquele que estiver concorrendo no mercado terá uma chance maior de vencer uma concorrência mais despreparada.

Por Caio Aquino e Fernanda Ghazali

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress