A escola de planaltina CEM 01 levou uma turma do ensino médio no terceiro dia (24) da Bienal Internacional do livro de Brasília para selecionarem livros para a nova biblioteca sendo construída na escola.
Os alunos receberam uma verba de R$ 2 mil para comprarem livros que, de acordo com o aluno Felipe Breno, deveria “chamar atenção e for educativo”.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/10/imagem-biblioteca.png)
“Tinha uma biblioteca, mas era só pra livros que a gente usa no dia-a-dia. Aí agora tá montando uma biblioteca com livros assim, que o aluno pode ir na biblioteca na hora do intervalo, pegar um livro, ler, pegar emprestado, igual a uma biblioteca comum”, diz Thiago Vinícius.
Os alunos escolheram livros variados, Thiago, por exemplo, escolheu livros como “Édipo Rei”, “Antígona”, “O Livro de Ouro da Mitologia”, “Lady Killers: Assassinas em série” e até um livro complexo como “Crime e Castigo” de Dostoievsky.
A turma escolhida para ir à Bienal foi a turma que mais demonstrava interesse na leitura. O aluno Felipe Breno ficou surpreso com o interesse dos colegas.
“ Eu até fiquei impressionado que eles gostaram também”.
Segundo o professor que acompanhou a turma, que se identificou como Raimundo, os alunos vieram “preparados“, afirmou.
Os alunos da escola demonstraram particular interesse em livros que foram adaptados em séries e filmes, como “Anne de Green Gables” e a “A Culpa é das Estrelas”. Segundo o professor, as séries criam interesse na leitura, pois ao ver séries os alunos consequentemente se interessam pelos livros.
Por Luís Felipe Saliba
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira