Em vista do surto e do aumento de vítimas da dengue no DF, a Secretaria de Saúde local adicionou 10 novos carros para circular com uma substância chamada popularmente de fumacê. Agora, 40 veículos rodam pelo Distrito Federal jogando a substância pelas residências e empresas.
Segundo a secretaria, o composto químico é aplicado em doses baixas. Cada local costuma receber o fumacê três vezes com intervalo de três dias entre as aplicações.
A Secretaria de Saúde considera o fumacê um método muito eficaz contra o mosquito Aedes aegypti.
O fumacê é uma estratégia que conta com veículos portando fumaça que utilizam inseticidas para controlar e combater os vetores da doença.
As doses dos inseticidas são definidas através da quantidade de casos ou no clima presente no dia da aplicação.
Novidades no funcionamento:
As rotas dos veículos
A trajetória é definida através da quantidade casos da doença ocorridos durante a semana, que tenham sido confirmados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Após a comprovação dos casos, as rotas são divididas em relação à distribuição espacial dos casos, com uma rotatividade dos carros nas regiões administrativas do DF, sendo prioridade as cidades e regiões com maior incidência de casos.
O percurso dos carros é divulgado de forma cotidiana, no site da Agência Brasília e da Secretaria de Saúde do DF.
Outras táticas
Além do Fumacê, são utilizados outros métodos preventivos, como o controle de focos com larvicidas, a ação de proteção e eliminação de criadouros, que é realizada pelo morador com a orientação do agente de vigilância, e a aplicação de inseticida com equipamentos portáteis para eliminar mosquitos.
A orientação aos cidadãos é que, durante a passagem do carro do fumacê, as portas dos imóveis fiquem abertas
Leia mais sobre dengue
Por Leonardo Rodrigues e Pedro Vianna
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira