“Experimenta, tenta, inventa!”, aconselha a palestrante aos professores e alunos presentes. Em palestra no XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do UniCeub, Marta de Campos Maia, doutora pela
Fundação Getúlio Vargas – SP, mostrou como as novas tecnologias impactam na educação e podem transformar a aprendizagem, de modo que professores lecionem menos para que os alunos possam aprender mais.
O Brasil ocupa, atualmente, a liderança entre países que mais acessam a internet e
principalmente as redes sociais – 75% dos que estão conectados na web. “Nós, brasileiros, amamos nos comunicar e usamos muito a tecnologia para isso”, contou Marta. Em pouco tempo, iremos vestir todos os artefatos tecnológicos que nos forem oferecidos e os professores e alunos têm de usar isso a favor da educação. Temos agora, como demonstra a professora, uma nova geração de alunos: os nativos digitais. A geração que transpira e vive dependente da tecnologia para as suas atividades não se contenta mais com a transmissão simples da informação pelo professor. Também não pode ser o suficiente para quem leciona, a adaptação e inovação são necessárias.
Marta explorou a forma de inovar a educação, considerando o impacto dessas novas tecnologias. O aprendizado, dependente da motivação, interação e contextualização do tema, pode agora inovar sua forma com ferramentas da web auxiliares a conteúdos transmitidos em sala de aula. “O professor não vai ser substituído”, afirma a palestrante, mas pode se adaptar a sede dos jovens por atualizações cada vez mais rápidas de conteúdos e informações.
Abertura – Na abertura do XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do UniCeub, o reitor Getúlio Américo Moreira Lopes apresentou o demonstrativo social do UniCeub, disponível em português e inglês. A publicação reúne projetos, benefícios e ações sociais realizadas pelo Centro Universitário à comunidade interna e externa.
O documento traz a referência de alguns trabalhos realizados em outras edições do Congresso de Ensino com temas em todas as áreas de ensino que o UniCeub oferece. Informa como a instituição exerce a responsabilidade relacionada à natureza e aos recursos humanos, o perfil e a qualidade de educação superior de ensino.
Do dia 1º de outubro ao dia 3, o Congresso, que tem como tema central a Educação Transformadora, traz mais de 158 atividades ao campus do UniCeub. Palestras, mesas-redondas, programas de iniciação científica, entre outros, serão apresentados por professores e alunos na tentativa de diálogo entre as diversas áreas do conhecimento dentro da instituição.
Camila Schreiber – Agência de Notícias UniCEUB
Fotos de Débora Fortuna, Débora Quaresma e Julia Campos