Matemática lúdica estimula crianças em S. Sebastião

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A matéria de matemática se transformou em brincadeira para 220 crianças, em situação de vulnerabilidade social, que frequentam uma entidade social em São Sebastião, distante a 26 quilômetros de Brasília. Graças à matemática lúdica, que procura ensinar os alunos baseado em brincadeiras e jogos interativos, os alunos têm oportunidade de aperfeiçoarem os conhecimentos com monitores treinados para ensinar de forma prazerosa. O projeto foi desenvolvido pela instituição Promovida.

A coordenadora da creche, Selma Freitas, destacou que a mudança de pensamento das crianças em relação a matemática já foi percebida pelos professores das escolas. “Tivemos professores nos perguntando o que aconteceu com as crianças, pois elas tiveram um aumento de interesse considerável. Inclusive temos, agora, dois educadores que são professores da rede pública”, ressaltou.

Doutor em ciências da educação pela Universidade de Paris, o professor de matemática  Cristiano Muniz ministra o curso de matemática lúdica para os professores da creche. Segundo ele, nem mesmo os professores notam o quanto a disciplina pode ser uma das aulas mais divertidas da semana. “As crianças vêm feridas nessa relação com a matemática, possuem desprazer pela matéria e acabam tentando refugar essa relação”, contou.

Confira a entrevista na íntegra:

A creche não tem vínculo governamental e é mantida por doações. A coordenadora da instituição disse que a intenção do projeto é social: não permitir que crianças fiquem na rua em contato com a violência enquanto os pais trabalham. “Aqui a criança não vem apenas para praticar esporte e depois voltar para casa, damos auxilio na educação, na formação social, no esporte e em tudo que seja importante na formação delas”, revelou Selma Freitas.

A entidade conta com o projeto de matemática lúdica também para os pais das crianças. No entanto, a participação dos adultos é feita a cada dois meses. Selma Freitas reforça a importância da presença dos pais no momento de aprendizagem para que, desta forma, eles possam começar a acreditar no potencial dos próprios filhos. “As escolas também pressionam demais a criança ao dizer que a única prioridade na vida delas é o estudo, fazem isso quando elas não têm um bom desempenho na prova”, considera.

Por João Victor Bachilli

Imagem: Divulgação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress