Psicopedagoga defende uso do celular em sala de aula: “precisa ser direcionado”; veja entrevista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A professora Sônia Martins, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, defendeu, em entrevista, o uso do celular em sala de aula, ainda que o aparelho tenha sido proibido pelo ministério da Educação.

Ela destacou que as diferenças nos ritmos de aprendizagem, a atenção, a memória e a interação social são desafios centrais.

Celular

Para a professora, o uso excessivo do celular pode prejudicar as relações entre os alunos, mas a tecnologia deve ser encarada como ferramenta de ensino.

“O uso do celular precisa ser direcionado, intencional, para que a aprendizagem aconteça”, afirmou.

Entre as estratégias sugeridas estão pesquisas guiadas, gamificação, que é a aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos como a educação com o objetivo de motivar ou engajar, e produção de conteúdo pelos próprios estudantes.

Segundo a psicopedagoga, a dispersão em sala de aula, muitas vezes, reflete a falta de motivação do aluno diante da proposta educacional.

Além disso, ela ainda reforçou a importância da psicopedagogia para uma escola mais inclusiva, que respeita as particularidades de cada aluno e trabalha o desenvolvimento humano de forma integrada.

“A psicopedagogia contribui a partir da inclusão de cada sujeito, respeitando suas individualidades de aprendizagem”, diz Sônia Martins.

Por Cecília Péres, Vinicuis Reis, Beatriz Ocké e Pedro Maynardes
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress