O segundo dia do Torneio de Abertura NBB foi realizado nesta segunda-feira (29/9) e já definiu a situação de alguns clubes para a próxima fase.
A primeira fase da competição é separada por quatro grupos com três clubes em cada, que se enfrentam entre si. Cada dia conta com quatro partidas no certame.
Todos os jogos são disputados na Arena BRB Nilson Nelson. Na segunda data, embates acirrados e vitórias com superioridade tomaram conta da rodada.
Confira como foram os confrontos:
Caxias do Sul 66 x 52 Botafogo

Caxias do Sul e Botafogo abriram o segundo dia de jogos, às 12h15, pela estreia dos cariocas no torneio. Em um embate marcado por reações e viradas, os gaúchos venceram pela primeira vez na competição, por 66 x 52.
Tiago Marques e Shamell marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente, e se sagraram os destaques da vitória do Caxias. Matheusinho, do Botafogo, foi o cestinha da partida com 19 pontos, além de ter ajudado a equipe com quatro rebotes e assistências.
Veja a matéria detalhada do jogo
Unifacisa 81 x 85 Unión

Pelo confronto com a menor diferença de pontuação do campeonato até então, Unifacisa e Unión protagonizaram, às 14h45, uma disputa acirrada, que terminou com triunfo dos argentinos por 85 x 81.
Em um jogo marcado pelo equilíbrio, alternância de domínio e ritmo intenso, o placar não esteve definido até os segundos finais. Guerra foi o nome do time de Santa Fé ao registrar um duplo-duplo com 26 pontos e 10 rebotes.
O armador Franco Balbi comentou sobre a preparação dos argentinos. “Viemos fazer o nosso melhor e é lógico que vai ter erros e acertos, mas é para isso que serve a pré-temporada. Temos que errar e construir a partir do erro”, disse o líder de assistências da partida com 10.
Veja a matéria detalhada do jogo
União Corinthians 75 x 66 Cruzeiro

Juntos ao pôr do sol, União Corinthians e Cruzeiro se enfrentaram, em uma partida de equilíbrio, mas arrancada dos gaúchos no último quarto para superar os mineiros por 75 x 66.
O principal nome da vitória do União Corinthians foi o de Jeremy Hollowel, ala-pivô norte-americano que alcançou um duplo-duplo de 20 pontos e 13 rebotes, com eficiência de 25.
O técnico dos sulistas, Rodrigo Carlos, falou sobre a importância do torneio ao clube. “Muitas vezes o importante não é o resultado, é a evolução do time com a sequência dos jogos, então vamos trabalhar para melhorar a cada dia”, afirmou.
Veja a matéria detalhada do jogo
Fortaleza 71 x 87 Flamengo

O último confronto do dia foi realizado às 20h, em um duelo com superioridade dos cariocas. Após um primeiro tempo com as pontuações perto uma da outra, o Flamengo impôs intensidade nos dois quartos finais e superou o Fortaleza por 87 x 71.
O argentino Alex Negrete se destacou com a camisa 47 rubro-negra após acertar 18 pontos e conquistar 66,7% de aproveitamento do perímetro, além de três rebotes e assistências. Mesmo derrotado, o cestinha da partida foi o ala Bernardo da Silva, com 20 cestas convertidas.
O armador Alexey Borges também foi um dos destaques do Flamengo ao terminar o jogo com 16 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos, além de sete assistências e cinco rebotes para 28 de eficiência. Alexey destacou a união da equipe em pouco tempo de relação.
“Estou confiante. O Flamengo me dá todo o suporte, a equipe também, tudo facilita para eu poder estar bem, confiante e poder ter boas partidas”, disse o armador. “Estamos reunidos há pouco tempo, tivemos pouco tempo para treinar e, aos poucos, vamos encaixando e melhorando como time”, completou.
Veja a matéria detalhada do jogo
Confrontos do terceiro dia
O terceiro dia do Torneio de Abertura NBB é o último que contempla a fase de grupos. Nesta terça-feira, os jogos do certame confirmarão os confrontos das fases finais; confira os embates:
- 12h15 – Unión Santa Fé x Brusque
- 14h45 – Botafogo x Minas
- 17h30 – Flamengo x Pato Basquete
- 20h00 – Cruzeiro x Brasília
Por Diller Abreu
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira