A 38ª edição da Copa do Brasil tem primeiro sorteio marcado para esta quarta-feira (28). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza, às 15 horas, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a confirmação dos mandos de campo da primeira fase e também dos confrontos da segunda fase. Capital, Ceilândia e Gama representam o Distrito Federal na competição.

O Gama está presente no primeiro conjunto de partidas e enfrenta o Monte Roraima-RR, mas aguarda o sorteio para a definição do mando de campo. Enquanto isso, Capital e Ceilândia estão confirmados na segunda fase e buscam conhecer seus duelos no sorteio. A primeira fase do torneio conta com 14 partidas, onde os classificados integram, com outros 74 clubes, totalizando 88, uma divisão de oito potes com 11 times cada.
O Gato Preto se encontra no Pote D e o tricolor do DF no Pote E da competição. O sorteio reserva o encontro dos potes A ao H, da seguinte forma: A x H, B x G, C x F e D x E. Ou seja, os representantes da capital federal na segunda fase podem se enfrentar já na estreia. No caso de classificação, o Gama terá vaga garantida no Pote H.
Confira os integrantes de cada pote:
Pote A
Fortaleza-CE, Juventude-RS, Atlético-GO, América-MG, Ceará-CE, Cuiabá-MT, Goiás-GO, Sport-PE, CRB-AL, Vila Nova-GO e Operário-PR.
Pote D
Anápolis-GO, Sousa-PB, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA.
Pote E
Santa Cruz-PE, Tuna Luso-PQ, Maracanã-CE, Cianorte-PR, Operário-MS, Jacuipense-BA, Capital-DF, Fluminense-PI, São Luiz-RS, Operário-MT e Manauara-AM.
Pote H
Protagonizado por 11 clubes classificados da primeira fase.
A edição deste ano representa um recorde de clubes participantes na competição: 126. E também um aumento de 122 para 155 partidas. Da primeira à quarta fase, os confrontos serão em jogos únicos. Passando ao modelo de ida e volta na quinta fase e seguindo assim até as semifinais. A decisão também será em uma única partida.
Por Diller Abreu
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


