Basquete: Rio Claro vence e complica Brasília na tabela

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Rio Claro venceu o Brasília, nesta quinta (30), por 92 a 74, no Ginásio Nilson Nelson. Com dois jogos a mais do que seu adversário, a equipe paulista chegou à sétima vitória no campeonato, porém ainda se manteve na penúltima colocação. Já a equipe da capital, perdeu pela quarta vez seguida e vê suas chances de irem aos playoffs diminuírem.

O jogo iniciou com o Rio Claro ligado. Isso gerou uma diferença de 15 pontos logo nos dez minutos iniciais da partida. Os demais quartos mantiveram um maior equilíbrio, onde dois dos quatro terminaram empatados. Porém, com um duplo-duplo de Kenny Dawkins , 28 pontos e 10 assistências, o time visitante se deu melhor com um placar final de 92 a 74 a seu favor.

” O mais importante pra gente nessa fase é virar a página. Não tem muito tempo para ficar de cabeça baixa, a gente tinha que entrar mais focado para ganhar esse jogo”, disse o destaque do jogo Kenny Dawkins.

Foto: Pedro José Santana

Rio Claro inicia com 15 pontos de diferença 

O início do jogo contou com uma arrancada  do Rio Claro de 10 a 2 nos cinco primeiros minutos e forçou o técnico do Brasília, Dedé, a pedir o seu primeiro tempo técnico.

Mesmo com a parada, o time do interior de São Paulo continuou melhor e começou a ampliar a vantagem. Com 47,1% de aproveitamento de acertos e 13 rebotes, seis a mais que a equipe da capital, o time visitante se deu melhor.

Já o Brasília fez apenas nove pontos no quarto e a distância aumentou ao longo do jogo. A equipe da casa teve um aproveitamento de 21.4% (9/24) e ainda foi incapaz de parar as ações ofensivas do Rio Claro.

Com um início para se esquecer, o time da capital viu o tempo acabar e a diferença de 15 pontos no placar.

Primeiro quarto: Brasília 9 x 24 Rio Claro 

Brasília melhora, mas vantagem se mantém

 O segundo quarto iniciou da mesma forma que se encerrou o primeiro. Logo nos cinco minutos inicias, o Rio Claro ampliou a vantagem de 15 para 28 pontos, a maior diferença da primeira metade do jogo. 

O time paulista manteve a mesma intensidade ofensiva e com 11 pontos de Dawkins continuou na liderança.

O Brasília iniciou apagado, e viu o Rio Claro disparar no placar. Na parte final do jogo, a equipe reagiu e conseguiu diminuir a diferença para 15 pontos.

Porém, mesmo com a melhora no aproveitamento para 56.5% ( 35.1% a mais do que no primeiro quarto), além de aumentar seu rendimento de nove para 26 pontos, a equipe ainda ficou atrás no placar.

Segundo quarto : Brasília 35 x 50 Rio Claro

Foto: Pedro José Santana

Rio Claro volta melhor

Para quem imaginava que os minutos finais antes do intervalo mudariam a realidade do jogo, pois bem, não aconteceu. As equipes até tiveram pontuações parecidas, 19 para o Brasília e 22 para o Rio Claro, porém, o time paulista terminou o quarto com uma diferença de 18 pontos contra os donos da casa.

O quarto teve muitos erros, ambas as equipes tiveram uma queda em seus aproveitamentos. O Rio Claro caiu de 53.1% para 50%, já o Brasília de 56.5% para 31.7%. Dawkins voltou a ser o melhor pontuador com oito pontos, dois a mais do que os destaques da equipe do DF , Leal e Arthur.

Terceiro quarto: Brasília 54 x 72 Rio Claro 

Brasília luta, mas Rio Claro vence

A última etapa manteve o tom dos dois anteriores, ambas equipes erraram, mas a diferença do placar não diminuía. O último quarto terminou 20 a 20, Gemadinha fez oito pontos, 40% da equipe nesse período.

Pelo lado do Rio Claro, Dawkins fez mais nove pontos e terminou a partida com 28 pontos e 10 assistências. Ao final do jogo, a reação da equipe do Brasília se expressou no gesto do técnico Dedé, que saiu irritado após o apito final.

Placar final: Brasília 74 x 92 Rio Claro

Foto: Pedro José Santana

Próximos compromissos

Com sua sétima vitória no campeonato, o Rio Claro agora volta para o interior de São Paulo para enfrentar o vice-líder Flamengo no sábado, dia 8 de abril,  em seu penúltimo na fase classificatória.

Já o Brasília, faz seu último jogo no DF contra o líder do NBB ,Franca, na próxima terça(4) para tentar aumentar suas chances de classificação para os playoffs.

” A gente vai entrar com o mesmo foco, a mesma concentração, para tentar levar essa vitória lá em Rio Claro”, declarou Kenny Dawkins sobre o próximo jogo contra o Flamengo.

Leia mais sobre o NBB

Por Marcello Hendriks

Foto por Pedro José Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress