Brasil derrota os EUA e conquista AmeriCup feminina de basquete

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A Seleção Brasileira de basquete feminino derrotou os Estados Unidos na final da AmeriCup feminina, a Copa América de basquetebol, que foi realizada no México.

Em León, as brasileiras superaram as americanas por 69-58 neste domingo (10) para levantar o troféu de maneira invicta com 7 vitórias em 7 jogos.

Seleção conquistou a AmeriCupW pela sexta vez; foto: FIBA Américas


Com o título, o Brasil se sagrou hexacampeão do torneio e se isola ainda mais como maiores campeãs da história do torneio, com duas taças a mais do que Estados Unidos e Cuba.

A equipe de José Alves Neto impediu as adversárias norte-americanas de conquistarem um inédito tricampeonato na competição e voltaram a levantar o troféu depois de cinco edições sem ao menos chegar na final, tendo conquistado o torneio pela última vez em 2011 quando derrotou a Argentina por 74-33 na Colômbia.

Destaque


A grande destaque do torneio foi a pivô Kamilla Cardoso, de apenas 21 anos, que foi eleita melhor jogadora da final e do torneio como um todo, tendo médias de 10,9 pontos e 8,3 rebotes por jogo.

A atleta, que atua pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, se mostra como uma das grandes revelações do basquete brasileiro e Mundial e a grande campanha na AmeriCup vem para consolidá-la como grande nome da seleção.


A experiente Damiris Dantas, que recentemente deixou a WNBA e se transferiu ao basquete mexicano, foi outro dos grandes nomes do torneio, sendo eleita para o quinteto ideal da competição ao lado de sua compatriota Kamilla Cardoso, da americana Rickea Jackson, a canadense Kayla Alexander a portorriquenha Arella Guirantes.

Kamilla Cardoso foi eleita MVP do torneio; foto por: FIBA Américas


No caminho para o hexa, o Brasil fez grande campanha na fase de grupos, vencendo o Grupo A com 100% de aproveitamento ao derrotar Cuba, Venezuela, Argentina e os próprios Estados Unidos em seus quatro jogos.

No mata-mata as atuações de luxo continuaram, vencendo com certa tranquilidade as anfitriãs mexicanas nas quartas e a seleção de Porto Rico nas semis para chegar à final em León.


O título no México dá às brasileiras vaga para o pré-olímpico, que definirá as últimas 10 nações classificadas aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Até o momento as únicas seleções com presença garantida são a França, sede da competição, e os Estados Unidos, que foram campeãs mundiais em 2022.

A AmeriCup também deu vaga para a disputa do Pan-Americano de 2023, no Chile, onde as brasileiras defenderão o título.

Por Henrique Sucena

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress