![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_9636-1-1.jpeg)
De olho no futuro e nas rivais, a brasileira Aurélia Nobels, de apenas 17 anos, está confirmada para a temporada de 2024 da Fórmula 1 Academy, categoria criada pela Fórmula 1 exclusivamente para mulheres. Com apoio da marca de artigos esportivos Puma, Aurélia correrá pela ART Grand Prix, uma das principais equipes das categorias de acesso à Fórmula 1.
“Estou super feliz. É uma oportunidade nova e tenho certeza que vou aprender muito. Vou fazer o meu melhor para representar a Puma tão bem quanto possível. Amo a pintura, acho que o carro é bem diferente e legal, amo as cores. A sensação é incrível, é uma marca grande e tão especial” , disse em anúncio oficial da equipe alemã.
Início no kart
Filha de pais belgas, Aurélia Nobels nasceu nos Estados Unidos, mas viveu a maior parte da sua infância em São Paulo. Seu pai, Kevin Nobels, sempre foi um aficionado por automobilismo. Fã de Ayrton Senna, foi ele quem apresentou à filha a trajetória do tricampeão mundial na Fórmula 1 e o responsável por despertar nela o sonho de um dia seguir os passos do ídolo paterno na principal categoria do automobilismo.
Com o incentivo dos pais e uma enorme paixão pelo esporte, Nobels iniciou sua trajetória no kart aos 10 anos. Em 5 anos disputou campeonatos nacionais e se classificou para o Europeu e o Mundial de kart em 2020.
Trajetória de sucesso
Depois de acumular experiência no kart, Aurélia iniciou sua trajetória nos monopostos, os chamados “carros de fórmula”. No início de 2022, assinou com a equipe TMB Racing para disputar a temporada de estreia da FIA Fórmula 4 Brasil. No mesmo ano, disputou algumas provas dos campeonatos dinamarques e espanhol. No final da temporada, Nobels foi selecionada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para participar do programa Girls on Track, que tem como finalidade estimular a participação de mulheres no automobilismo.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_9635.jpeg)
Foto: Divulgação
A primeira etapa do programa foi em novembro de 2022 na França e contou com diversas atividades, como testes físicos, gerenciamento de pneus, experiência em simuladores e teste nos carros de Fórmula 4. Já a final foi disputada em Maranello, na Itália.
Com uma dedicação do tamanho de Ayrton Senna, também seu maior ídolo, Aurélia Nobels venceu o programa Girls on Track e garantiu uma vaga na Ferrari Driver Academy, programa da maior escuderia da Fórmula 1 que visa desenvolver os pilotos para o suprassumo do automobilismo.
F1 Academy
O programa que visa o desenvolvimento e uma maior visibilidade do automobilismo feminino terá o apoio das equipes e pilotos da Fórmula .A partir desta temporada, os carros contarão com as icônicas pinturas dos times da F1, como Mercedes, Ferrari e Red Bull.
A F1 Academy contará com sete etapas, sendo elas nos mesmos finais de semanas da Fórmula 1. A primeira corrida será disputada no dia 7 de março, na Arábia Saudita, e a última etapa em Abu Dhabi no final de dezembro.
Confira o calendário da temporada:
7 a 9 de março: Jedá (Arábia Saudita)
3 a 5 de maio: Miami (Estados Unidos)
21 a 23 de junho: Barcelona (Espanha)
23 a 25 de agosto: Zandvoort (Barcelona)
20 a 22 de setembro: Marina Bay (Singapura)
29 de novembro a 1º de dezembro: Losail (Catar)
6 a 8 de dezembro: Yas Marina (Abu Dhabi)
Por Rodrigo Fontão
Fotos: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira