O Brasília Vôlei voltou a vencer em casa, nesta terça (9). A reabilitação veio diante do São José dos Campos (SP), no Ginásio do Sesi, em Taguatinga. A equipe candanga venceu o time do interior paulista por 3 sets 0, parciais de 25/9, 25/21, 23/25 e 25/21. Com o resultado, o Brasília ingressou na zona de classificação para a próxima fase, com 8 pontos e na 7ª colocação. Já o São José amargou sua 7ª derrota em 8 jogos (a 5ª consecutiva) e ocupa a última colocação na tabela. O Brasília vinha de uma difícil e desgastante sequência de jogos – contra o Dentil/Praia Clube, Molico/Nestlé, SESI-SP e Rexona/Ades.
Confira entrevista com auxiliar técnico do São José
Ouça entrevista com a destaque da partida, a jogadora Edna, do Brasília Vôlei
Sérgio Negrão valoriza a vitória
Início arrasador
O primeiro set teve início de jogo frenético por parte do Brasília Vôlei. A equipe da casa abriu 7 a 2, sendo eficiente nos bloqueios e se aproveitando dos erros de ataque das adversárias. Sempre a frente do marcador, o time da capital fechou a segunda parada técnica com incríveis 16 a 5, principalmente alicerçado pelos ataques de meio de Angélica e Roberta. São José parecia perdido em quadra, suas jogadas não encaixavam e o sistema defensivo não funcionava. Em pouco mais de 21 minutos, o set foi finalizado em 25 a 9. O destaque do período foi a central Roberta, com 6 pontos – 4 de ataque e 2 de bloqueio. Pelo lado joseense, o destaque, ainda que negativo, ficou por conta dos 8 pontos cedidos ao adversário em erros coletivos.
O Brasília Vôlei começou o segundo set sem Michele e Roberta em quadra, as jogadoras mais eficientes no ataque até então. Já São José errava menos e , mais concentrado no jogo, encostou no placar em 7 a 5. No momento de maior emoção, a equipe de Sérgio Negrão desperdiçou vários contra-ataques, o que possibilitou o empate da equipe paulista: 8 a 8. Quando o set se encaminhava para o seu final, a jogadora Jessica, maior pontuadora do período com 4 pontos, sofreu uma pequena entorse no joelho esquerdo ao tentar recuperar uma bola. Apesar do susto, as anfitriãs não se abateram e fecharam em 25 a 21, 2 a 0 no placar geral.
No terceiro set e último set, a partida se mostrou mais equilibrada. Pela primeira, o São José chegou a ficar na frente: 2 a 3. O time do DF, com o apoio do se torcedor, manteve o bom ritmo, se recuperou e virou para 7 a 3. Edna então apareceu de vez e passou a bloquear de forma impressionante. Com a central inspirada, o Brasília Vôlei seguiu eficiente e ampliou a vantagem: 17 a 10. A equipe do interior de São Paulo voltou a errar em momentos cruciais, o que de certa forma refletia a falta de consistência do time que subiu esta temporada da Superliga B. Com tranquilidade, o Brasília venceu o último set e o jogo: 25 a 22, 3 sets a 0.
O troféu Viva Vôlei, que elege a melhor jogadora em quadra, foi dado à central Edna. A ponteira e capitã Paulo Pequeno também se destacou, sendo a maior pontuadora do jogo com 9 tentos. Na próxima rodada o Brasília Vôlei visita o Maranhão, na sexta-feira às 20h15, no Castelinho, em São Luís. Já o São José tentará a reabilitação no sábado, às 16h, quando recebe São Caetano no Tênis Clube.
Por Ana Luiza Campos e Tácido Rodrigues. Foto: Brasília Vôlei/Divulgação


