Campeonato Mundial: asas deltas tomam conta do céu de Brasília

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Até o próximo sábado (19), as asas deltas vão tomar conta do espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios para o Campeonato Mundial de Asa Delta. Assim como ocorreu em 2003, o canteiro central da esplanada serve como pista de pouso para os participantes. Neste ano, o torneio contará com 131 competidores, de 26 países.

Segundo Marcelo Araripe, membro da Confederação Brasileira de Vôo Livre, a competição acontece diariamente, com voos a partir das 15h. Os pilotos saltam da rampa do vale do Paranã, em Formosa (GO), e o clima definirá onde será o pouso.“A cada dia, as provas mudam. Horas antes de os pilotos decolarem, é feita uma consulta às condições climáticas e definido qual será o percurso”. Feito o voo, os pilotos têm de passar por pontos que são marcados por um GPS. A pontuação é somada conforme a posição que os participantes chegam à área de pouso. Na competição por equipes, os três primeiros colocados somarão pontos para suas seleções. Ao todo, serão nove provas válidas.

Em Brasília, Ricardo Ortega foi um dos mentores do parque Asa delta. “Na época estava havendo um ‘boom’ de construções no Lago Sul. Nós colocamos uma placa de “aceita-se entulho” e começaram a chegar os tratores”. Segundo ele, Brasília é um dos melhores lugares do Brasil para se praticar asa delta. “Já é o segundo campeonato mundial em Brasília. Além disso, todo ano tem campeonato brasileiro aqui. Brasília está para asa delta como o Havaí está para o surf”, disse.

Aluno de Ortega, Glauco Pinto chega ao seu 5º mundial. “Para mim, disputar em casa, no lugar que eu aprendi a voar é uma realização pessoal”, pontuou. Sua maior motivação é representar bem o país. “Nossa maior motivação, por equipe, é ser campeão. O esporte, por interagir com as forças da natureza, é imprevisível, tudo pode acontecer”, relatou.

Campeão do último torneio, disputado no México em 2015, Christian Ciech marca presença em território brasileiro. Além dele, o Australiano Jonny Durand, vencedor do pré-mundial do ano passado, também confirma presença no torneio. Pelo lados dos brasileiros, André Wolf, segundo colocado no ranking mundial da FAI (The Fédération Aéronautique Internationale), e Carlos Niemeyer, vice-campeão do pré-mundial, estão na disputa. O recordista sulamericano Glauco Pinto também marca presença nos céus de Brasília.

Por Gabriel Lima

*Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress